Espetáculo de Garzelli

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

Por Christian Baines

Mais uma vez o italiano Stefano Garzelli (Aqua &Sapone) animou uma etapa de transição. Diferentemente do último sábado, porém, Garzelli cruzou a linha de chegada sozinho, após perseguir os escapados sozinho durante mais de 50 quilômetros, nesta terça-feira, entre Agordo e Lienz. Danilo Di Luca (Liquigas) segue como “maglia” rosa.

Vencedor do Giro d´Italia de 2000, Garzelli está em busca de vitórias de etapas na edição desse ano. Após vencer a etapa de sábado, na qual superou Gilberto Simoni (Saunier Duval) nos metros finais, praticamente desapareceu no domingo, no Tre Cime di Lavaredo e, por isso, estava a 20 minutos de diferença de Di Luca na classificação geral antes desta 16ª etapa.

Foi justamente essa desvantagem que permitiu a Garzelli atacar sem ser perturbado pelo pelotão. O grupo onde estavam Di Luca e os outros favoritos da competição permaneceu indiferente às fugas e cruzou a linha de chegada com 8min10s de atraso.


Cenário gélido: chuva fina e muito frio na 16ª etapa

Perseguição solitária
A etapa contou com diversas fugas. Na última descida antes de Bannergen, Stefano Garzelli desgarrou-se do pelotão e iniciou uma bem-sucedida perseguição aos ciclistas já escapados. A prova acabou vendo a formação de dois pequenos grupettos.

Garzelli ditava o ritmo no segundo grupo até alcançar os primeiros ciclistas e, em seguida, superá-los, ao acelerar na descida e distanciar-se. Nos últimos quilômetros, pareceu que Garzelli não manteria seu ritmo e seria neutralizado pelo primeiro de perseguidores. O atleta teria cogitado a idéia de esperar os adversários e encarar os trechos finais acompanhado, poupando energia, mas descartou essa possibilidade e apertou o ritmo rumo à Lienz.

Enquanto isso, o pelotão praticamente passeava nas frias estradas da Áustria, sem esboçar reação aos ataques e parecia descansar para a etapa de quarta-feira. Afinal, nenhum dos ciclistas nos grupettos ameaçava a liderança de Di Luca e amanhã a prova não será nada fácil.

A chegada da 17ª etapa será na montanha de Zoncolan, duríssima escalada de 11,9% de média de inclinação e com pontos de 22% de inclinação. A Saunier Duval com Simoni, Riccardo Riccó, Leonardo Piepoli tem seu último grande duelo contra o poderoso Di Luca. Damiano Cunego (Lampre), Andy Schleck (CSC) e Eddy Mazzoleni (Astana) correm por fora.

Classificação 16ª etapa, entre Argomo e Lienz (Áustria), com 189 km:
1) Stefano Garzelli (ITA/Acqua & Sapone) 5h34min07s
2) Laurent Mangel (FRA/Ag2r) a 1min01s
3) Ricardo Serrano (ESP/Tinkoff) m.t.
4) José Luis Rubiera (ESP/Discovery) m.t.
5) Pietro Caucchioli (ITA/Crédit Agricole) m.t.
6) Pablo Lastras Garcia (ESP/Caisse d'Epargne) m.t.
7) Salvatore Commesso (ITA/Tinkoff) a 2min29s
8) Giovanni Visconti (ITA/Quickstep) m.t.
9) Assan Bazayev (CAZ/Astana) m.t.
10) Lorenzo Bernucci (ITA/T-Mobile) m.t.


Di Luca segue com a “maglia” rosa

CLASSIFICAÇÃO GERAL – após a 16ª etapa
1) Danilo Di Luca (ITA/Liquigas) 73h43min12s
2) Eddy Mazzoleni (ITA/Astana) a 1min51s
3) Andy Schleck (LUX/CSC) a 2min56s
4) Gilberto Simoni (ITA/Saunier Duval) a 3mins19s
5) Damiano Cunego (ITA/Lampre) a 3min23s
6) Ricardo Riccó (ITA/Saunier Duval) a 3min39s
7) David Arroyo (ESP/Caisse d´Epargne) a 6min05s
8) Emanuele Sella (ITA/Ceramica Panaria) a 7min02s
9) Evgeni Petrov (RUS/Tinkoff) a 7min29s
10) Marzio Bruseghin (ITA/Lampre) a 9min29s