Duas vezes Riccardo Ricco

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

Por Cesar Candido dos Santos

O italiano Riccardo Ricco, que já havia vencido a 2ª etapa do Giro d´Italia 2008, repetiu a dose neste sábado, dia 17 de maio, e faturou a 8ª prova da competição, disputada entre Rivisondoli e Tivoli. O ciclista da Saunier Duval completou os 208 km em 4h41min05s, e tomou a maglia ciclamino do seu compatriota Daniele Bennati (Liquigas).

Ricco derrotou no sprint o campeão mundial Paolo Bettini (Quick Step) e Davide Rebellin, da Gerolsteiner, que completaram o pódio. A chegada compacta do pelotão garantiu ao italiano Giovanni Visconti (Quick Step) o direito de usar a maglia rosa por mais um dia. Ele lidera a competição com 36h44min06s.

“Tive uma grande apresentação. Não sabia que era capaz de fazer isso, mas (Pietro) Algeri disse: `Vai, vai, ataque´!”, afirmou Riccardo Ricco após a vitória, referindo-se ao técnico da Saunier Duval, que o incentivou pelo rádio para buscar a vitória.

A Prova
O pelotão teve trabalho para conter as tentativas de fuga que aconteceram logo no início da 8ª etapa. No quilômetro 42, Alessandro Spezialetti (LPR), Mathieu Perget (Caisse d´Epargne), Fortunato Baliani (CSF) e Adam Hansen (High Road) conseguiram uma fuga, e Daniele Nardello (Diquigiovanni) integrou-se a eles 3 km depois.

Os cinco atletas seguiram na liderança da prova até 10 km da linha de chegada, quando foram capturados. Hensen ainda tentou resistir e foi o último a voltar para o pelotão.

Com o grupo junto novamente, os velocistas começaram a se preparar para o sprint. O primeiro ataque foi de Tiziano Dall´´Antonia (CSF), a 2 km do final, mas ele foi detido. Depois, Ricco se lançou à frente, seguido por Bettini e Rebellin, e não pode ser superado.

O brasileiro Luciano Pagliarini, da Saunier Duval, acabou em 144º lugar, 5min19s depois do pelotão. Ele ocupa a 170ª posição na classificação geral.

Neste domingo, dia 18 de maio, os ciclistas voltam a subir em suas bicicletas para disputar a 9ª etapa do Giro d´Italia. Os 218 km entre Civitavecchia e San Vincenzo são predominante planos, e teremos mais uma ótima oportunidade para ver o show dos velocistas.

Classificação da 8ª etapa
1 – Riccardo Ricco (ITA/ Saunier Duval) 4h41min05s
2 – Paolo Bettini (ITA/ Quick Step) m.t.
3 – Davide Rebellin (ITA/ Gerolsteiner) m.t.
4 – Franco Pellizotti (ITA/ Liquigas) m.t.
5 – Daniele Pietropolli (ITA/ LPR Brakes) m.t.
6 – Danilo Di Luca (ITA/ LPR) m.t.
7 – Emanuele Sella (ITA/ CSF) m.t.
8 – Domenico Pozzovivo (ITA/ CSF) m.t.
9 – Paolo Savoldelli (ITA/ LPR) m.t.
10 – Félix Cardenas (COL/ Barloworld) m.t.
144 – Luciano Pagliarini (BRA/ Saunier Duval) 5min19s

Classificação geral após 8 etapas
1 – Giovanni Visconti (Ita/ Quick Step) 36h44min06s
2 – Matthias Russ (ALE/ Gerolsteiner) a 34s
3 – Gabriele Bosisio (ITA/ LPR) a 5min53s
4 – Danilo Di Luca (ITA/ LPR) a 7min27s
5 – Riccardo Ricco (ITA/ Saunier Duval) a 7min33s
6 – Emanuele Sella (ITA/ CSF) a 7min36s
7 – Félix Cardenas (COL/ Barloworld) a 7min46
8 – Alberto Contador (ESP/ Astana) a 7min56
9 – Franco Pellizotti (ITA/ Liquigas) a 8min11s
10 – Vincenzo Nibali (ITA/ Liquigas) a 8min19s
170 – Luciano Pagliarini (BRA/ Saunier Duval) a 1h17min21s

Classificação por pontos
1 – Riccardo Ricco (ITA/ Saunier Duval) 69 pts
2 – Daniele Bennati (ITA/ Liquigas) 51 pts
3 – Danilo Di Luca (ITA/ LPR) 42 pts