Di Luca novamente de rosa

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

Por Leandro Bittar

Danilo di Luca (Liquigas) venceu com autoridade a quarta etapa do Giro d’Italia, disputada entre Salermo e Montevergine di Mercogliano, com 153 km. Com o suporte de sua equipe, o italiano foi o mais forte na primeira chegada em subida desta edição e retomou a camisa rosa de líder da prova, até então vestida por seu companheiro de time, o também italiano Enrico Gasparotto, que se envolveu em uma das inúmeras quedas de hoje.

A vitória de Di Luca veio nos metros finais de uma disputadíssima etapa. Na arrancada final, o líder da Liquigas deixou para trás o jovem sensação da Itália, Ricardo Riccò (Saunier Duval) e o não tão jovem, mas também esperança do país em forma de bota, Damiano Cunego (Lampre). O luxemburguês Andy Schleck (CSC) ficou em quarto, seguido por outro ex-campeão, Stefano Garzelli (Aqua&Sapone). Esta foi a segunda vitória de Di Luca na subida do Montevergine, a primeira foi em 2001. A vitória veio pelo bom momento do italiano e pelo esforço de sua equipe em conter as fugas e deixá-lo em condições de brigar pela vitória.

O cuidado com Di Luca ficou claro após uma queda envolvendo vários atletas, entre eles, Enrico Gasparotto, companheiro de time do vencedor da etapa, e que até então liderava a competição. Gasparotto teve o apoio de apenas um ciclista para retornar ao pelotão e completar a prova, enquanto o resto do time estava à serviço de Di Luca, entre eles, Vicenzo Nibali, que com um novo bom desempenho manteve a camisa de melhor jovem.

Com um início de etapa muito lento – os ciclistas percorreram 30 km na primeira hora de prova – a etapa só começou a ganhar fôlego no 33 km, quando um ataque de três corredores abriu uma boa vantagem e manteve-se até bem perto do fim. O espanhol Markel Irizar (Euskaltel), o ucraniano Krivtsov (Ag2r) e o russo Pavel Brutt (Tinkoff)sustentaram a fuga até o início da escalada do Montevergine, quando inúmeros ataques se sucederam. O mais significativo foi o do mexicano Pérez Cuapio (Ceramica Panaria), que atacou e chegou a colocar 30s sobre o pelotão já bem quebrado. O ciclista só foi alcançado à 800 m da meta, por um grupo seleto de atletas.

Di Luca atacou, seguido por Riccò, Cunego e Schleck, que cruzaram nesta ordem a linha de chegada. Apesar do Giro estar ainda no seu início, Di Luca conseguiu abrir uma boa vantagem sobre os seus rivais diretos pela vitória final. São 54s para Damiano Cunego; 1min07s para Paolo Savoldelli (Astana) e 2min para Gilberto Simoni (Saunier Duval).

A 5ª etapa acontece nesta quinta-feira, entre Teano e Frascati. Com 173 km, a etapa tem um percurso irregular, com algumas subidas, mas o final plano deve fazer a festa dos sprinters.

O site Prólogo transmite a prova em tempo real, a partir das 10h30min. Não perca!

Classificação da 4ª etapa, entre Salermo e Montevergine, com 153 km:
1- Danilo Di Luca (ITA/Liquigas) 4h22min42s
2- Riccardo Ricco (ITA/Saunier Duval) m.t.
3- Damiano Cunego (ITA/Lampre) m.t.
4- Andy Schleck (LUX/CSC) a 3s
5- Stefano Garzelli (ITA/Acqua & Sapone) m.t.
6- Franco Pellizotti (ITA/Liquigas) a 6s
7- Luca Mazzanti (ITA/Ceramica Panaria) m.t.
8- David Arroyo (ESP/Caisse d'Epargne) a 7s
9- Emanuele Sella (ITA/Ceramica Panaria) a 13s
10- David Zabriskie (EUA/CSC) m.t.

CLASSIFICAÇÃO APÓS A 4ª ETAPA:
1- Danilo Di Luca (ITA/Liquigas) 14h26min10s
2- Franco Pellizotti (ITA/Liquigas) a 26s
3- Andrea Noe' (ITA/Liquigas) a 35s
4- Vincenzo Nibali (ITA/Liquigas) m.t.
5- Andy Schleck (LUX/CSC) a 53s
6- Damiano Cunego (ITA/Lampre) a 54s
7- David Zabriskie (EUA/CSC) a 1min03s
8- Paolo Savoldelli (ITA/Astana) a 1min07s
9- Eddy Mazzoleni (ITA/Astana) m.t.
10- Andrey Mizourov (CAZ/Astana) m.t.