Di Luca absoluto

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

Por Christian Baines

O italino Danilo Di Luca (Liquigas) teve um desempenho impressionante na 12ª etapa do Giro d´Italia, disputada nesta quinta-feira, entre Scalenghe e Briançon – em território francês – e conquistou com autoridade a maglia rosa.

O líder da equipe Liquigas deixou claro quem é o líder da competição, ao neutralizar os ataques de Gilberto Simoni (Saunier Duval) na subida da Col d´ Izoard e vencer a disputa final na estreita rua pavimentada de Briançon.


Ciclistas na Colle Dell Agnello

Etapa de Simoni?
A esquadra espanhola Saunier Duval havia preparado a etapa para um ataque de Simoni. Vencedor da etapa de terça-feira, Leonardo Piepoli escoltou muito bem seu líder na Cima Coppi, nome dado nessa edição à escalada da Colle Dell Agnello, depois, no entanto, deixou o bicampeão só para a disputa com os grandes nomes do grupetto – todos os favoritos italianos Di Luca, Simoni, Damiano Cunego (Lampre) Stefano Garzelli (Aqua & Sapone), além do jovem Andy Schleck (CSC) estavam no pequeno pelotão que perseguia o francês Yoann Le Boulanger (Bouygues).

Os três ataques de Simoni na escalada em território francês, surtiram efeito em Garzelli, mas não em Di Luca. O atleta da Liquigas reagiu e não apertou o ritmo até o topo da Col d´Izoard – vencendo a meta-volante de montanha. A prova ainda teve uma descida, na qual o quinteto, Di Luca, Simoni, Cunego, Schleck e Eddy Mazzoleni (Astana), voltaram a se agrupar.


Piepoli e Simoni, seguidos de Cunego

Passado o declive, Di Luca atacou e apenas Simoni o acompanhou. Os dois chegaram juntos na rampa final, mas Danilo foi mais rápido e recuperou a camisa rosa, que, agora sim, não pretende perder mais.

Amanhã, o pelotão enfrenta um contra-relógio na montanha – um crono-escalada – de 12,6 quilômetros. A chegada é no Santuario di Oropa, local escolhido como homenagem a Marco Panatani. Vencedor do Giro e do Tour de France em 1998, o italiano morto em 2004 venceu a etapa do Santuario em 1999.

Não deixe de acompanhar a cobertura ao vivo da crono-escalada a partir das 10h30, nesta sexta-feira. Saiba quem venceu a etapa em tempo real! Acesse www.prologo.com.br/giroditalia

Classificação 12ª etapa, entre Scalenghe e Briançon (França), com163 km:
1) Danilo Di Luca (ITA/Liquigas) 4h46min39s
2) Gilberto Simoni (ITA/Saunier Duval) m.t.
3) Andy Schleck (LUX/CSC) a 7s
4) Eddy Mazzoleni (ITA/Astana) a 15s
5) Damiano Cunego (ITA/Lampre) a 19s
6) Stefano Garzelli (ITA/Aquia&Sapone) a 2min17s
7) Yoann Le Boulanger (FRA/Bouygues) a 2min33s
8) Marzio Bruseghin (ITA/Lampre) a m.t.
9) Ricardo Riccó (ITA/Saunier Duval) m.t.
10) Franco Pelizotti (ITA/Liquigas) m.t.

CLASSIFICAÇÃO GERAL – após a 12ª etapa
1) Danilo Di Luca (ITA/Liquigas) 56h42min25s
2) Marzio Bruseghin (ITA/Lampre) a 1min03s
3) Davi Arroyo (ESP/Caisse d´Epargne) a 1min16s
4) Andy Schleck (LUX/CSC) a 1min25s
5) Patxi Vila (ESP/Lampre) a 1min39s
6) Damiano Cunego (ITA/Lampre) a 2min10s
7) Emanuele Sella (ITA/Ceramica Panaria) a 2min14s
8) Gilberto Simoni (ITA/Saunier Duval) a 2min34s
9) Evgeni Petrov (RUS/Tinkoff) a 2min48s
10) Eddy Mazzoleni (ITA/Astana) a 3min28s