Contador: "O Giro ainda não está ganho"

Atualizado em 02 de maio de 2016
Mais em Giro d'Italia

Por Tadeu Matsunaga

O espanhol Alberto Contador (Saxo Bank) não escondeu sua satisfação ao manter a maglia rosa no topo do Gardeccia. Contador mais uma vez ampliou a vantagem sobre seus rivais, mas admitiu que foi o dia mais difícil da competição até aqui.

“Foi um dia difícil, muito difícil”, disse Contador. “Eu acho que foi a etapa mais difícil da minha carreira. Já sofri muito nos últimos dias, e hoje foi muito duro.”

Contador terminou em terceiro lugar na etapa, atrás de Mikel Nieve (Euskaltel-Euskadi) e Stefano Garzelli (Acqua & Sapone), mas ganhou 14 segundos em relação a Michele Scarponi (Lampre-DSI) e 1min37s sobre Vincenzo Nibali (Liquigas-Cannondale).

O ciclista italiano atacou na descida da Giau Passo, mas Contador não se precipitou e fez uma corrida calculista, atacando Nibali na subida seguinte sem dar chance de resposta do siciliano. “A equipe Liquigas montou um ritmo rápido na primeira subida, o que gerou uma grande seleção”, disse Contador. ” Minha equipe trabalhou bem, com os gregários, mas quando chegamos ao Giau, os ataques começaram. Usei a minha cabeça, não me desesperei. Eu sabia que havia um longo caminho a percorrer.”

Na escalada do monte Fedaia, Contador atacou e quebrou o grupo em definitivo. Na sequência, o espanhol procurou ditar o ritmo para ampliar a vantagem no geral. “As pessoas ficam dizendo que eu tenho o Giro nas mãoe, mas eu não concordo. Muitos adorariam que falasse isso com duas semanas de prova apenas, mas a corrida está longe de acabar, há ainda um longo caminho até Milão e há muitas etapas complicadas. Neste Giro você não pode relaxar por um minuto.”

Questionado sobre a sequência com três etapas de alta montanha, Contador foi consciente. “Eu não sei se existe um limite de quilômetros para subirmos, mas talvez devesse haver um limite no número de escaladas”, disse. “Para mim, este estágio foi perfeito, eu ganhei mais vantagem e estou em boa forma neste Giro. Mas pergunte a outros ciclistas que chegaram hora atrás de mim. Foi especialmente difícil para eles. Estou feliz pelo dia de descanso, isso sim.”