Cavendish faz Bennati comer poeira

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

Por Cesar Candido dos Santos

O britânico Mark Cavendish desbancou toda a pose de favorito de Daniele Bennati (Liquigas) e fez o italiano “comer poeira” na linha de chegada da 13ª etapa do Giro d´Italia, disputada nesta sexta-feira, dia 23 de maio. O ciclista da High Road completou os 177 km entre Modena e Cittadella em 4h11min07s e venceu a prova após uma grande exibição no sprint final. Benatti foi o segundo e o espanhol Koldo Fernandez (Euskaltel) ficou em terceiro.

A chegada compacta do pelotão garantiu ao italiano Giovani Visconti (Quick Step) o direito de usar a maglia rosa pela oitava vez consecutiva. Ele lidera a classificação geral com 57h17min06s.

A prova
A disputa da 13ª etapa pode ser considerada a mais tranqüila da competição até este momento, já que os ciclistas não precisaram enfrentar chuva nem sofreram quedas. Com 35 km percorridos, o francês Mickaël Buffaz (Cofidis) e o espanhol Josu Agirre (Euskaltel) realizaram a única fuga da prova e chegaram a abrir uma vantagem de 5min.

Uma das cenas mais inusitadas do dia foi protagonizada pelo italiano Emanuele Sella (CSF). No meio da disputa, o maglia verde tentou um ataque e se desligou do pelotão. Quando todos acreditavam que o atleta partiria em busca dos líderes, ele parou para ver seus familiares que estavam na beira da estrada e depois voltou para a corrida.

A 12 km da linha de chegada, o pelotão conseguiu conter a quebra de Buffaz e Agirre, e ficou compacto novamente. Os velocistas começaram a se preparar para a disputa final, e todas as atenções estavam voltadas para Bennati, que já venceu três etapas do Giro este ano. O italiano iniciou o sprint, mas Cavendish esperou o momento certo de contra-atacar e cruzou a linha de chegada com quase duas bicicletas de vantagem para os demais.

Neste sábado, dia 24 de maio, a briga pela maglia rosa continua, e os ciclistas disputarão a 14ª etapa da competição. Os 195 km do percurso entre Verona e Alpe de Pampeago possuem altitudes elevadas e inclinações de até 16%, o que pode mudar completamente a classificação geral da disputa.

Classifiação da 13ª etapa
1 – Mark Cavendish (GBR/ High Road) 4h11min07s
2 – Daniele Bennati (ITA/ Liquigas) m.t.
3 – Koldo Fernandez (ESP/ Euskaltel) m.t.
4 – Erik Zabel (ALE/ Milram) m.t.
5 – Julian Dean (NZL/ Slipstream) m.t.
6 – Mirco Lorenzetto (ITA/ Lampre) m.t.
7 – Alexandre Usov (BLR/ AG2R) m.t.
8 – Nikolai Trussov (RUS/ Tinkoff) m.t.
9 – Robbie McEwen (AUS/ Silence-Lotto) m.t.
10 – Graeme Brown (AUS/ Rabobank) m.t.
18 – Luciano Pagliarini (BRA/ Saunier Duval) m.t.

Classificação geral após 13 etapas
1 – Giovanni Visconti (ITA/ Quick Step) 57h17min06s
2 – Gabriele Bosisio (ITA/ LPR) a 5min50s
3 – Alberto Contador (ESP/ Astana) a 6min59s
4 – Andreas Kloden (ALE/ Astana) a 7min41s
5 – Vincenzo Nibali (ITA/ Liquigas) 7min51s
6 – Marzio Bruseghin (ITA/ Lampre) a 7min52s
7 – Paolo Savoldelli (ITA/ LPR) a 7min56s
8 – Danilo Di Luca (ITA/LPR) 8min20s
9 – Gustav Larsson (ITA/ CSC) 8min31s
10 – Riccardo Ricco (ITA/ Saunier Duval) 8min32s
158 – Luciano Pagliarini (BRA/ Saunier Duval) a 1h49min39s