Cabeça por cabeça

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

Por Christian Baines

O pelotão passeou durante quase toda a etapa, até os momentos finais da prova em que preparou uma chegada massiva. O italiano Danilo Napolitano (Lampre) foi o mais rápido no disputado sprint e conquistou a nona etapa do Giro d´Italia, realizada entre Reggio nell'Emilia e Lido Di Camaiore. Marco Pinotti (T-Mobile) segue com a “maglia” rosa.

O percurso de hoje contava com uma escalada considerável, mas sua longa distância até a linha de chegada impedia que se realizasse uma fuga bem-sucedida. Portanto, o ritmo da prova foi lento até os quilômetros finais, quando diversas equipes ocuparam a cabeça do pelotão para preparar seus sprinters à vitória.

Estavam todos lá. Os italianos Alessandro Petacchi (Lampre), Paolo Bettini (Quick Step) e o próprio Napolitano, o norueguês Thor Huschovd (Crédit Agricole), o cazaque Assan Bazayev (Astana) e o australiano Robbie McEwen (Predictor). Na reta final, um atleta da Crédit Agricole alçava Hushovd para o final, mas Petacchi atacou e superou os dois. Não resistiu, porém, aos contra-ataques de Napolitano e McEwen, que escolheram a roda certa para atacar, ao se manterem atrás de “Ale-Jet”.

“Planejava seguir Petacchi, mas McEwen adiantou-se muito rápido e sua roda acabou sendo perfeita para mim. É sempre um risco tentar manter-se na roda de Petacchi”, conta Napolitano, que venceu sua primeira etapa de Giro da carreira. Nessa edição, ele já havia sido o quarto colocado na quinta etapa.

Mesmo que o trajeto não incentivasse ataques, já que a escalada do Passo Del Cerreto estava a mais de cem quilômetros da linha de chegada, quatro atletas – Nicolas Crosbie (Bouygues), Simone Masciarelli (Aqua & Sapone), Andrei Kunitski (Aqua&Sapone) e Frederic Bessy (Cofidis) – mantiveram-se escapados durante cerca de 80 quilômetros, após se desgarrarem do pelotão na descida da maior escalada.

T-Mobile empenhadaEm ritmo tranqüilo, o pelotão foi encabeçado pela T-Mobile e pela Milram durante grande parte da prova. A esquadra alemã teve um desempenho bastante diferente do mostrado na etapa anterior, na qual teve que contar com a ajuda da esquadra espanhola Saunier Duval para liderar o pelotão. Os seis atletas da equipe trabalharam de modo coeso e garantiram a camisa rosa para Pinotti por mais uma etapa.

Classificação da 9ª etapa, Reggio nell'Emilia e Lido Di Camaiore, com 177 km:
1- Danilo Napolitano (ITA/Lampre ) 4h57min08s
2- Robbie McEwen (AUS/ Predictor) m.t.
3- Alessandro Petacchi (ITA/Milram) m.t.
4- Paolo Bettini (ITA/Quickstep) m.t.
5- Koldo Fernandez (ESP/Euskaltel) m.t.
6- Thor Hushovd (NOR/Crédit Agricole) m.t.
7- Maximiliano Richeze (ARG/Ceramica Panaria) m.t.
8- Hervé Duclos-Lassalle (FRA/Cofidis) m.t.
9- Robert Förster (ALE/Gerolsteiner) m.t.
10- Juan José Haedo (ARG/CSC) m.t.

CLASSIFICAÇÃO GERAL – após a 9ª etapa:
1- Marco Pinotti (ITA/T-Mobile) 39h45min42s
2- Andrea Noe' (ITA/Liquigas) a 28s
3- Serguei Yakovlev (CAZ/Astana) a 54s
4- Marzio Bruseghin (ITA/Lampre) a 1min06
5- Patxi Vila (ESP/Lampre) a 1min10s
6- José Luis Rubiera (ESP/Discovery Channel) a 1min36s
7- David Arroyo (ESP/Caisse d'Epargne) a 1min43s
8- Evgeni Petrov (RUS/Tinkoff) a 1min51s
9- Dario David Cioni (ITA/Predictor) a 2min13s
10- Alexandr Arekeev (RUS/Acqua & Sapone) a 2min17s