Bouhanni vence a 3ª no Giro

Atualizado em 08 de agosto de 2016
Mais em Giro d'Italia

Sem Kittel, Nacer Bouhanni (FDJ) é, definitivamente, o sprinter a ser batido neste Giro d'Italia. Em nova etapa plana, disputada nesta terça-feira (20), o francês venceu pela 3ª vez na competição. Pior para Giacomo Nizzolo (Trek), que novamente foi segundo lugar e agora acumula quatro top-3, mas nenhuma vitória. Ex-maglia rosa, Michael Matthews (Orica-GreenEdge) foi o terceiro.

A chegada ainda ficou marcada por mais um acidente neste Giro. Desta vez foi Tyler Farrar (Garmin-Sharp) que escorregou e levou diversos ciclistas para o chão. Um dos que acabou envolvido foi Elia Viviani, o sprinter da Cannondale

Já entre os ciclistas que disputam a classificação geral não houve mudanças. Cadel Evans (BMC) segue líder com 57s de vantagem sobre Urán (Omega Pharma). Nairo Quintana (Movistar) é o nono a 1min45s da liderança.

Image and video hosting by TinyPic
                                             Mais um dia de 'maglia rosa' para Cadel Evans

Após dois dias montanhosos e um dia de descanso, a 10ª etapa do Giro foi plana, com 173 km entre Modena e Salsomaggiore Terme. Marco Bandiera (Androni-Giocattoli) e Andrea Fedi (Neri-Sottoli) formaram a fuga do dia.

O pelotão limitou-se a controlar a fuga e neutralizar a dupla pouco antes de uma subida não categorizada, quando restavam menos de 10 km para a meta final. 

Neste instante, a Sky acelerou o pelotão com a intenção de deixar alguns sprinters para trás. O trabalho parecia que daria certo, quando apenas Nizzolo restava no grupo da frente. Mas a FDJ trabalhou bem e recolocou Bouhanni no pelotão principal.

Um acidente no último quilômetro ainda reduziu o sprint final, que ficou limitado a Bouhanni, Nizzolo e Matthews. Na linha de chegada, vantagem para o francês, que venceu pela terceira vez no Giro. O ciclista da FDJ segue como camisa vermelha (líder por pontos) com 220, contra 196 de Nizzolo e 156 de Roberto Ferrari (Lampre-Merida). 

O Giro prossegue nesta quarta-feira (21) com a 11ª etapa. Será mais um dia de 'clássica', com 249 km entre Collecchio e Savona e dois GPMs de 2ª categoria. O Prólogo faz o minuto a minuto a partir das 10h30.

Resultado 10ª etapa
1. Nacer Bouhanni (FRA) FDJ.fr – 4h01min13s
2. Giacomo Nizzolo (ITA) Trek Factory Racing mt
3. Michael Matthews (AUS) Orica Greenedge mt
4. Roberto Ferrari (ITA) Lampre-Merida mt
5. Enrico Battaglin (ITA) Bardiani-CSF mt
6. Vladimir Gusev (RUS) Team Katusha mt
7. Albert Timmer (HOL) Team Giant-Shimano mt
8. Ben Swift (GBR) Team Sky mt
9. Cadel Evans (AUS) BMC Racing Team mt
10. Mauro Finetto (ITA) Neri-Sottoli mt

Classificação geral após 10 etapas
1. Cadel Evans (AUS) BMC Racing Team 42h50min47s
2. Rigoberto Uran Uran (COL) Omega Pharma – Quick-Step Cycling Team +57s
3. Rafal Majka (POL) Tinkoff-Saxo +1min10s
4. Domenico Pozzovivo (ITA) AG2R La Mondiale +1min20s
5. Steve Morabito (SUI) BMC Racing Team +1min31s
6. Fabio Aru (ITA) Astana Pro Team +1min39s
7. Diego Ulissi (ITA) Lampre-Merida +1min43s
8. Wilco Kelderman (HOL) Belkin Pro Cycling Team +1min44s
9. Nairo Alexander Quintana Rojas (COL) Movistar Team +1min45s
10. Robert Kiserlovski (CRO) Trek Factory Racing +1min49s