Bertolini supera queda e vence etapa do Giro

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

Por Cesar Candido dos Santos

O italiano Alessandro Bertolini venceu nesta quarta feira, dia 21 de maio, a 11ª etapa do Giro d´Italia. Os 199 km entre Urbania e Cesena foram marcados por uma forte chuva e inúmeras quedas, entre elas a do vencedor da prova, o ciclista Bertolini, da Diquigiovanni, que demonstrou ter muita força e sorte para ficar com o primeiro lugar.

Bertolini terminou a etapa em 5h44min22ss. O espanhol Pablo Lastras (Caisse d´Epargne) foi o segundo colocado e italiano Fortunato Baliani (CSF) completou o pódio.

O italiano Giovani Visconti (Quick Step) sofreu um acidente nessa 11ª etapa, mas conseguiu se recuperar e segue com a maglia rosa. A segunda posição na classificação geral é de seu compatriota Gabriele Bosisio (Lampre), e o espanhol Alberto Contador (Astana), que é apontado como um dos favoritos ao título do Giro 2008, já figura em terceiro lugar.

O velocista brasileiro Luciano Pagliarini sofreu com o percurso montanhoso da prova e acabou na 92ª posição, com um atraso de 21min54s.

A prova
As quedas foram as grandes protagonistas do dia. A forte chuva dificultou o trabalho dos ciclistas, que tentaram ser cuidadosos, mas muitas vezes não conseguiram evitar o tombo.

Logo no início, Laurent Mangel (AG2R), Pablo Lastras (Caisse d´Epargne), Tiziano Dall´Antonia (CSF), Jussi Veikkanen (Francaise des Jeux) e Alessandro Bertolini (Diquigiovanni) conseguiram escapar do pelotão e abriram uma vantagem de quase dez minutos. Um segundo grupo de 21 ciclistas, encabeçado por Contador, Danilo Di Luca (LPR) e Riccardo Ricco (Saunier Duval) tentou deter os fugitivos, mas não obteve êxito.

A 65 km da linha de chegada, Gabriele Bosisio (LPR) e Fortunato Baliani (CSF) partiram em busca dos líderes. Quando os dois ciclistas estavam com apenas um minuto de atraso em relação aos primeiros colocados, Bosisio, que era o “virtual maglia rosa” naquele momento, sofreu uma queda e voltou para o pelotão, Baliani seguiu em frente e se tornou determinante para o resultado final.

Aos poucos, o número de ciclistas na liderança diminuiu e a fuga chegou aos últimos quilômetros apenas com Lastras, Bertolini e Baliani. O espanhol era o mais agressivo dos três, e atacou seus companheiros por diversas vezes. Em uma dessas investidas, praticamente no último quilômetro da prova, Baliani derrapou e foi para o chão, Lastras precisou diminuir a velocidade para não cair também e o caminho ficou aberto para a vitória de Bertolini.

Nesta quinta-feira, dia 22 de maio, será realizada a 12ª etapa do Giro d´Italia. O percurso de 172 km entre Forli e Carpi é totalmente plano, e a disputa final deve voltar a ser protagonizada pelos velocistas.

Classificação da 11ª etapa
1 – Alessandro Bertolini (ITA/ Diquigiovanni) 5h44min22s
2 – Pablo Lastras (ESP/ Caisse d´Epargne) a 5s
3 – Fortunato Baliani (ITA/ CSF) a 5s
4 – Tiziano Dall´Antonia (ITA/ CSF) a 41s
5 – Laurent Mangel (FRA/ AG2R) a 1min33s
6 – Jussi Veikkanen (FIN/ Française des Jeux) a 1min33s
7 – Daniele Bennati (ITA/ Liquigas) a 3min53s
8 – Erik Zabel (ALE/ Milram) a 3min53s
9 – Mirco Lorenzetto (ITA/ Lampre) a 3min53s
10 – Davide Rebellin (ITA/ Gerolsteiner) a 3min53s
92 – Luciano Pagliarini (BRA/ Saunier Duval) a 21min54s

Classificação geral após 11 etapas
1 – Giovanni Visconti (ITA/ Quick Step) 49h00min17s
2 – Gabriele Bosisio (ITA/ LPR) a 5min50s
3 – Alberto Contador (ESP/ Astana) a 6min59s
4 – Marzio Bruseghin (ITA/ Lampre) a 7min52s
5 – Andreas Klöden (ALE/ Astana) a 7min54s
6 – Vincenzo Nibali (ITA/ Liquigas) a 8min04s
7 – Paolo Savoldelli (ITA/ LPR) a 8min09s
8 – Riccardo Ricco (ITA/ Saunier Duval) a 8min32s
9 – Danilo Di Luca (ITA/ LPR) a 8min33s
10 – Gustav Larsson (SUE/ CSC) a 8min33s
161 – Luciano Pagliarini (BRA/ Saunier Duval) 1h49min52s