Benatti fatura terceira etapa do Giro d´Italia

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

Por Cesar Candido dos Santos

Como já era esperado, a terceira etapa do Giro d´Italia, disputada nesta segunda-feira, dia 12 de maio, entre Catania e Milazzo, foi perfeita para os velocistas. O italiano Daniele Benatti (Liquigas) completou a prova em 5h37min01s, e venceu no sprint os alemães Erik Zabel, da Milram, e Danilo Hondo, da Diquigiovanni.

A camisa rosa segue com o ciclista Franco Pellizotti (Liquigas), com o tempo de 11h52min17s. Ele tem 1s de vantagem para o norte-americano Chrisitan Vande Velde (Slipstream), que é o segundo colocado. O atual campeão do Giro, Danilo Di Luca (LPR), ocupa o terceiro lugar na classificação geral.

A prova
A única quebra do dia aconteceu cedo. Com 30 km percorridos, Riccardo Chiarini (LPR), Mickael Buffaz (Cofidis), Jeremy Roy (Française des Jeux), Kevin Seeldraeyers (Quick Step), Matej Jurco (Milram) e Pavel Brutt (Tinkoff) se desligaram do restante do grupo, mas o pelotão não deixou que eles abrissem uma vantagem maior do que 3 min, e os absorveu a 30 km do final.

Após conter a fuga, a Liquigas comandou o pelotão e preparou o final para o velocista Daniele Benatti, que venceu a prova.

O brasileiro Luciano Pagliarini, da Saunier Duval, chegou muito bem posicionado no sprint, mas foi atrapalhado pelo alemão Thomas Fothen (Gerolsteiner) e teve que diminuir a velocidade. Ele cruzou a linha de chegada na 11ª posição.

Graves acidentes também marcaram a terceira etapa. No quilômetro 70, o pelotão foi em massa ao chão. Depois, foi a vez de cinco ciclistas caírem. Bradley Wiggins, da CSC, levou a pior e quebrou a clavícula. Próximo à linha de chegada, Evgeny Petrov (Tinkoff) perdeu o equilíbrio após esbarrar em uma barreira e derrubou Graeme Brown, da Rabobank, mas ambos conseguiram completar a etapa.

Classificação da 3ª etapa
1 – Daniele Bennati (ITA/Liquigas) 5h37min01s
2 – Erik Zabel (ALE/Milram) m.t.
3 – Danilo Hondo (ALE/ Diquigiovanni) m.t.
4 – Thomas Fothen (ALE/Gerolsteiner) m.t.
5 – Alberto Loddo (ITA/Tinkoff) m.t.
6 – Koldo Fernandez (ESP/ Euskaltel) m.t.
7 – Tiziano Dall´Antonia (ITA/CSF) m.t.
8 – Marlon Arango (COL/Caisse d’Epargne) m.t.
9 – Mark Cavendish (ENG/High Road) m.t.
10 – Oscar Gatto (ITA/Gerolsteiner) m.t.
11 – Luciano Pagliarini (BRA/Saunier Duval) m.t.

Classificação geral após 3 etapas
1 – Franco Pellizotti (ITA/Liquigas) 11min52s17s
2 – Christian Vande Velde (EUA/Slipstream) a 1s
3 – Danilo Di Luca (ITA/LPR) a 7s
4 – Morris Possoni (ITA/High Road) a 8s
5 – Vincenzo Nibali (ITA/Liquigas) a 17s
6 – Nicki Sorensen (DIN/CSC) a 18s
7 – Kanstantsin Siutsou (BLR/High Road) a 18s
8 – Paolo Savoldelli (ITA/LPR)
9 – Andrea Noe (ITA/Liquigas) a 22s
10 – Enrico Gasparotto (ITA/Barloworld) a 25s
167 – Luciano Pagliarini (BRA/Saunier Duval) a 14min38s