Basso vence e veste maglia rosa com estilo

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

POR FERNANDO MELLO e LEANDRO BITTAR

Na primeira etapa com chegada em montanha, o italiano Ivan Basso (CSC) mostrou porquê é um dos melhores ciclistas da atualidade. De maneira categórica, Basso venceu a 8ª etapa do Giro d´Italia 2006, entre as cidades de Civitanova Marche e Maielletta, com 171 km de extensão. Além de vestir a maglia rosa, o italiano abriu importante vantagem sobre os adversários na briga pelo título. Entre os principais rivais, o compatriota Damiano Cunego (Lampre) é o mais próximo, 1min48s atrás. Outro adversário, o atual campeão Paolo Savoldelli (Discovery) surpreendeu pelo desempenho abaixo do esperado e está a 2min34s de Basso.

O desempenho do atual líder do Giro foi uma mostra explícita de sua vontade em conquistar a liderança e deixar um recado claro aos adversários de que vai brigar, e bem, pela conquista. Apesar de restar muitos quilômetros e muitas etapas de montanha para a chegada em Milão (no dia 28), Basso se posicionou muito bem em relação aos rivais na disputa. A margem de tempo que o líder da CSC abriu não lhe garante o título, mas oferece certa pressão psicológica nos outros concorrentes.

Todos sabiam que a etapa deste domingo era importante para a seqüência do Giro 2006. Tanto que as principais equipes não deram chance para surpresa. No início plano, o pelotão foi puxado pela Saunier Duval de Gilberto Simoni. Os favoritos se mantiveram no pelotão até o km 160, quando começaria a verdadeira guerra pela vitória, na subida do temível Passo Lanciano. E lá estavam Basso, Savoldelli, Cunego e Simoni, além de Danilo Di Luca (Liquigas). Durante os duríssimos 11 km de subida, eles se alternaram na frente, mas alguns abandonaram a briga, engolidos pela montanha, como Savoldelli. O ciclista foi o grande derrotado da etapa. Ficou longe de Basso e, apesar de ainda restar muito para o fim sai cabisbaixo para o restante da disputa. Depois de vestir a maglia rosa por duas etapas (uma vez na deste domingo), o ucraniano Serhyi Honchar também pode ser considerado um derrotado. Ele sucumbiu à montanha e ficou para trás, no segundo pelotão.

Outros saíram vencedores do Passo Lanciano, como o venezuelano José Rujano (Selle Italia). Apesar de visivelmente abalado por novos problemas intestinais, que voltaram a incomodar, Rujano lutou muito e ficou em nono lugar. O espanhol José Gutierrez (Phonak) foi outro felizardo do dia. Mostrou-se um ´´leão´´ na subida, ficou na terceira colocação e assumiu a vice-liderança do Giro.

A etapa desta segunda-feira volta a favorecer os sprinters, pois tem topografia bem plana, com leves subidas. Mais uma disputa para o camisa magenta Robbie McEwen (Davitamon). Australiano já tem 3 vitórias no Giro deste ano, igualando 2005, e quer superar a marca. Clique aqui para ver a altimetria da 9ª etapa (do site oficial do Giro d´Italia 2006).

Com isso, provavelmente pouco deve mudar em relação aos primeiros colocados. Assim como a 10ª etapa. Somente na quinta-feira, depois de uma dia de descanso, o primeiro contra-relógio individual deve agitar a disputa. Na competição por equipes, prevaleceu a força da CSC, do atual líder Ivan Basso. Vamos esperar para acompanhar o desempenho individual, sem esquecer do alemão Jan Ullrich, que liderou a T-Mobile para conquistar a segunda colocação do CRE.

Resultado da 8ª etapa de Giro d´Italia 2006 – Civitanova Marche e Maielletta, com 171 km:

1- Ivan Basso (ITA) CSC 4h04min19s
2- Damiano Cunego (ITA) Lampre a 30s
3- José E. Gutierrez (ESP) Phonak m.t.
4- Giampaolo Caruso (ITA) Liberty a 45s
5- Luca Mazzanti (ITA) Ceramica Panaria a 1min09s
6- Leonardo Piepoli (ITA) Saunier Duval a 1min15s
7- Gilberto Simoni (ITA) Saunier Duval m.t.
8- Danilo Di Luca (ITA) Liquigas a 1min32s
9- José Rujano (VEN) Selle Italia a 1min50s
10- Julio Perez Cuapio (MEX) Ceramica Panaria a 1min52s

CLASSIFICAÇÃO GERAL – depois de oito etapas:

1- Ivan Basso (ITA) CSC 31h41min17s
2- José E. Gutierrez (ESP) Phonak a 1min34s
3- Damiano Cunego (ITA) Lampre a 1min48s
4- Paolo Savoldelli (ITA) Discovery a 2min34s
5- Serguei Gonchar (UCR) T-Mobile a 2min43s
6- Danilo Di Luca (ITA) Liquigas a 2min48s
7- Gilberto Simoni (ITA) Saunier Duval a 3min20s
8- Giampaolo Caruso (ITA) Liberty a 3min23s
9- Tom Danielson (EUA) Discovery a 3min33s