Basso ganha etapa e tem o Giro na mão

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

POR ALEXANDRE AGABITI FERNANDEZ

O italiano Ivan Basso (CSC) deu nova demonstração de força ao vencer a 20ª etapa do Giro d´Italia disputada neste sábado entre Trento e Aprica (211 km). É o virtual campeão do Giro, que termina neste domingo, em Milão. Gilberto Simoni (Saunier Duval) foi o segundo na etapa e reforçou sua terceira posição na classificação geral. O grande derrotado do dia foi Paolo Savoldelli (Discovery), que perdeu a quarta colocação na geral para Damiano Cunego (Lampre), que chegou em terceiro lugar na etapa.

Os ciclistas encararam quatro grandes dificuldades: o Tonale (1883 m), os tradicionais Gavia (2618 m) e Mortirolo (1718 m), e o Aprica, de relevo mais suave, onde aconteceu a chegada.

O momento decisivo da etapa foi a subida do íngreme Mortirolo, onde foi inaugurada neste sábado uma estátua em homenagem ao grande Marco Pantani (1970-2004), campeão do Giro de 1998, o mais carismático ciclista italiano das últimas décadas.

Logo nos primeiros quilômetros da subida, Ivan Basso e Gilberto Simoni apertaram o ritmo e se isolaram na liderança, seguidos por Leonardo Piepoli (Saunier Duval), que abriu vantagem sobre José Enrique Gutiérrez (Phonak) e Damiano Cunego (Lampre). Paolo Savoldelli perdeu bastante tempo na subida e durante a descida, arriscando-se muito, conseguiu recuperar parcialmente o que perdera. Mas cedeu mais tempo durante a subida do Aprica. Basso e Simoni se revezavam na ponta, abrindo vantagem sobre Gutiérrez e Cunego. Este último penava para seguir Gutiérrez e raríssimas vezes colaborou com o espanhol. A cerca de 2 km do final, Simoni acusou cansaço e subitamente ficou para trás, deixando Basso escapar sozinho rumo a linha de meta, que cruzou exibindo uma foto do filho, nascido nesta sexta-feira.

O espanhol Juan Manuel Gárate (Quick Step), vencedor da etapa de sexta-feira, garantiu neste sábado o título de melhor escalador do Giro e fica com a camisa verde.

A etapa de domingo, de 140 km de extensão, entre o Museu do Ghisallo e Milão, não trará novidades nos primeiros postos da classificação geral. É possível afirmar que o pódio do Giro será: 1º Ivan Basso, 2º José Enrique Gutiérrez e 3º Gilberto Simoni.

Resultado da 20ª etapa do Giro d´Italia 2006 – Trento – Aprica, com 211 km:
1- Ivan Basso (ITA) CSC 6h51min15s
2- Gilberto Simoni (ITA) Saunier Duval a 1min17s
3- Damiano Cunego (ITA) Lampre a 2min51s
4- José E. Gutierrez Cataluna (ESP) Phonak m.t.
5- Paolo Savoldelli (ITA) Discovery Channel a 6min03s
6- Leonardo Piepoli (ITA) Saunier Duval m.t.
7- Sandy Casar (FRA) Française des Jeux 7min26s
8- Juan Manuel Garate (ESP) Quick Step m.t.
9- Victor Hugo Pena Grisales (COL) Phonak m.t.
10- Giampaolo Caruso (ITA) Liberty Seguros m.t.

CLASSIFICAÇÃO GERAL – após vinte etapas:
1- Ivan Basso (ITA) CSC 87h37min33s
2- José E. Gutierrez Cataluna (ESP) Phonak a 9min18s
3- Gilberto Simoni (ITA) Saunier Duval a 11min59s
4- Damiano Cunego (ITA) Lampre a 18min16s
5- Paolo Savoldelli (ITA) Discovery Channel a 19min22s
6- Sandy Casar (FRA) Française des Jeux a 23min53s
7- Juan Manuel Garate (ESP) Quick Step a 24min26s
8- Franco Pellizotti (ITA) Liquigas a 25min57s
9- Victor Hugo Pena Grisales (COL) Phonak a 26min27s
10- Francisco J. Vila Errandonea (ESP) Lampre a 27min34s