Arvesen desbanca Bettini nos metros finais

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

Por Christian Baines

O norueguês Kurt-Asle Arvesen (CSC) superou o campeão mundial Paolo Bettini (Quick Step) nos 50 metros finais e venceu a oitava etapa do Giro d´Italia, disputada neste domingo, entre Barberino Di Mugello e Fiorano Modenese. Bastante perseverante, Marco Pinotti (T-Mobile) cruzou a meta a quatro minutos e dezenove segundos de Arvensen e manteve-se na liderança da competição.

Nos quilômetros finais, Bettini ultrapassou o russo Pavel Brutt (Tinkoff) e o italiano Emanuele Sella (Ceramica Panaria), mas não foi capaz de impedir que o norueguês empenhasse seu ataque final e vencesse sua segunda etapa da competição italiana na carreira. Campeão nacional de contra-relógio no ano passado, Arvesen já havia conquistado a décima etapa do Giro d´Italia de 2003, pela equipe continental Fakta.

Mesmo sem a vitória, o desempenho de Bettini foi um dos destaques da prova. Depois de se envolver em um acidente nas primeiras etapas e sofrer com dores nas pernas, o atleta conquistou o terceiro lugar na etapa de ontem e, hoje, ficou muito perto da vitória. Bettini demonstrou que pode conquistar etapas e, quiçá, roubar a camisa ciclamino – de líder da classificação por pontos – de seu compatriota Alessandro Petacchi (Milram).

Riccó “expulso” da fuga
Era previsto que se o pelotão não neutralizasse as fugas na primeira parte do percurso, trecho com inúmeras subidas e descidas, os escapados não seriam mais alcançados. Foi o que aconteceu. Mais de vinte ciclistas desgarraram-se do grupo maior após sessenta quilômetros pedalados.

Um episódio inusitado aconteceu no começo da fuga. O jovem italiano Ricardo Riccó (Saunier Duval), que, segundo a mídia italiana, pode desempenhar melhor papel nesse Giro que seu próprio líder Gilberto Simoni, encabeçava o grupo, mas foi desencorajado pelos escapados a continuar na fuga. Sua presença traria maiores ameaças ao pelotão, que provavelmente não permitiria o sucesso da fuga. O jovem está realmente bem cotado.

Assim, os 22 ciclistas mantiveram-se na ponta e chegaram a abrir cerca de sete minutos de vantagem sobre o pelotão. Caso o grupo conseguisse manter essa diferença até a meta, o italiano Andrea Noe' (Liquigas), a 4min47s do líder Pinotti antes da etapa de hoje, teria se tornado o novo líder.

Bravo Pinotti
O italiano liderou o pelotão na perseguição final e conseguiu cruzar a linha de chegada em tempo suficiente para seguir com a camisa rosa. Ficou evidente, no entanto, que o atleta não deve se manter na liderança por muito tempo.

Com apenas seis ciclistas, sua equipe T-Mobile teve que contar com a ajuda da espanhola Saunier Duval para impor o ritmo no pelotão. Nos quilômetros finais, com os atletas da esquadra alemã desgastados – apenas um ciclista chegou junto com Pinotti no pelotão principal – o o líder teve que puxar o pelotão sozinho e, ao demonstrar sinais de cansaço, recebeu até um empurrãozinho – com a mão mesmo – de um ciclista da Saunier Duval.

Dizem que os diretores da esquadra espanhola, na qual Pinotti correu por muito tempo, são amigos pessoais do camisa rosa.

Por pouco
Outro ciclistas que resistiu bravamente foi o sprinter australiano Robbie McEwen (Predictor-Lotto). O atleta ficou, com um pequeno grupo, muito para trás do pelotão e cruzou a linha de chegada com 24min30s de atraso. Por muito pouco não foi desclassificado. O tempo de corte era 28min30s.

Nesta segunda-feira, o pelotão enfrenta 182 km, entre Regio nell´Emilia e Lido di Camaiore, com um percurso que, assim como hoje, terá subidas na primeira metade da prova, sendo o Passo Del Cerreto no km 71, a maior delas, e a segunda parte da prova bastante plana.

Não deixe de acompanhar a cobertura ao vivo da 9ª etapa, a partir das 10h30, neste domingo. Saiba quem venceu a etapa em tempo real! Acesse
www.prologo.com.br/giroditalia

Classificação da 8ª etapa, entre Barberino Di Mugello e Fiorano Modenese, com 200 km:
1- Kurt-Asle Arvesen (NOR/CSC) 4h44min59s
2- Paolo Bettini (ITA/Quick Step) m.t.
3- Assan Bazayev (CAZ/Astana) m.t.
4- Evgeni Petrov (RUS/Tinkoff) m.t.
5- Dioni Galpasoro (ESP/Euskatel/Euskadi) m.t.
6- George Hincapie (EUA/Discovery) m.t.
7- Alessandro Spezialetti (ITA/Liquigas) m.t.
8- Rinaldo Nocentini (ITA/Ag2r) m.t.
9- Emanuele Sella (ITA/Ceramica Panaria) m.t.
10- David Arroyo (ESP/Caisse d'Epargne) m.t.

CLASSIFICAÇÃO GERAL – após a 8ª etapa:
1- Marco Pinotti (ITA/T-Mobile) 34h48min34s
2- Andrea Noe' (ITA/Liquigas) a 28s
3- Serguei Yakovlev (CAZ/Astana) a 54s
4- Marzio Bruseghin (ITA/Lampre) a 1min06
5- Patxi Vila (ESP/Lampre) a 1min10s
6- José Luis Rubiera (ESP/Discovery Channel) a 1min36s
7- David Arroyo (ESP/Caisse d'Epargne) a 1min43s
8- Evgeni Petrov (RUS/Tinkoff) a 1min51s
9- Dario David Cioni (ITA/Predictor) a 2min13s
10- Alexandr Arekeev (RUS/Acqua & Sapone) a 2min17s