Ale-jet decola em Milão

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

Por Christian Baines

O sprinter italiano Alessandro Petacchi (Milram), apelidado de Ale-jet, venceu a 21ª e última etapa do Giro d´Italia, disputada entre Vestone e Milão, e é o sexto atleta com mais vitórias na história da competição. Danilo Di Luca (Liquigas), como já estava definido desde ontem, é o novo campeão da prova italiana.

Petacchi mostrou sua força na reta final e superou Stefano Zanini (Predictor) rumo à vitória. Foi sua quinta conquista nessa edição da prova e a 24ª etapa de Giro na carreira ( seis em 2003, nove em 2004 e quatro em 2005). O segundo colocado foi o argentino Maximiliano Richeze (Ceramica Panaria), seguido do campeão mundial Paolo Bettini (Quic Step).

Richeze, aliás, parece ser o grande adversário a ser batido pelos ciclistas brasileiros nos Jogos Pan-americanos. Confirmado no evento, o argentino esteve no primeiro grupo da prova em diversos sprints desse Giro.

Pódio em Milão
Di Luca, que correu com uma bicicleta com partes em rosa, chegou junto com o pelotão e confirmou o título da 90ª edição do Giro d´Italia. O líder da Liquigas é o primeiro ciclista, desde 1994, a fazer a dobradinha: primeiro lugar no Giro e na clássica Liège-Bastogne.

O italiano foi campeão com uma vantagem de 1min55s em relação ao luxemburguês Andy Shcleck (CSC) – camisa rosa e sensação desse Giro – e de 2min25s sobre seu compatriota Eddy Mazzoleni (Astana).

Dois dos principais favoritos, Gilberto Simoni (Saunier Duval) e Damiano Cunego (Lampre) ficaram, respectivamente, com o quarto e o quinto lugar. Vale lembrar que Simoni era o terceiro colocado até a etapa do último sábado, quando teve um fraco desempenho no contra-relógio e foi ultrapassado por Mazzoleni.

Outras camisas
Além da camisa rosa que ficou com Di Luca e da branca – de melhor jovem – conquistada por Schelck, Leonardo Piepoli (Saunier Duval) levou a camisa verde, de melhor escalador, e Petacchi, vencedor da última etapa, ficou com a camisa ciclamino – da disputa de pontos.

Não deixe de conferir a cobertura completa da 90ª edição do Giro d´Italia na próxima edição da revista VO2.

Classificação 21ª etapa, entre Vestone e Milão, com 185km:
1) Alessandro Petacchi (ITA/Milram) 5h18min54s
2) Maximiliano Richeze (ARG/Ceramica Panaria) m.t.
3) Paolo Bettini (ITA/Quick Step) m.t.
4) Giuseppe Palumbo (ITA/Astana) m.t.
5) Stefano Zanini (ITA/Predictor) m.t.
6) Lloyd Mondory (FRA/Ag2r) m.t.
7) Aliaksandr Usau (BLR/Ag2r) m.t.
8) Oscar Gatto (ITA/Gerolsteiner) m.t.
9)Thomas Fothen (ALE/Gerolsteiner) m.t.
10) Matti Breschel (DIN/CSC) m.t.

CLASSIFICAÇÃO GERAL – após a 21ª etapa
1) Danilo Di Luca (ITA/Liquigas) 92h59min39s
2) Andy Schleck (LUX/CSC) a 1min55s
3) Eddy Mazzoleni (ITA/Astana) a 2min25s
4) Gilberto Simoni (ITA/Saunier Duval) a 3mins15s
5) Damiano Cunego (ITA/Lampre) a 3min49s
6) Ricardo Riccó (ITA/Saunier Duval) a 7min00s
7) Evgeni Petrov (RUS/Tinkoff) a 8min34s
8) Marzio Bruseghin (ITA/Lampre) a 10min14s
9) Franco Pellizotti (ITA/Liquigas) a 10min44s
10) David Arroyo (ESP/Caisse d´Epargne) a 11min58s