A surpresa alemã

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

Por Christian Baines

O alemão Robert Förster (Gerolsteiner) acabou com a festa da Milram e da Predictor-Lotto ao vencer a quinta etapa do Giro d´Italia, disputada nesta quinta-feira, entre Teano e Frascati. O italiano Danilo Di Luca (Liquigas) não teve grandes dificuldades para manter-se na liderança.

Controlando o pelotão durante praticamente toda a prova, as duas esquadras preparavam-se para alçar seus velocistas Alessandro Petacchi e Robbie McEwen para o sprint. Nos quilômetros finais, porém, Förster se impôs e cruzou a linha de chegada na primeira colocação, seguido do norueguês Thor Hushovd (Crédit Agricole) – que havia prometido um bom desempenho nessa tarde, a fim de celebrar o feriado nacional de seu país, o “Dia da Constituição”.

“O sprint foi bem esquisito. Fui para a direita, para a esquerda. A disputa foi bastante perigosa. Corri alguns riscos, mas estava com a perna boa e valeu a pena”, contou Förster, que reclamou de ter tido problemas com Danilo Napolitano (Lampre), o quarto colocado, durante o sprint. “Disputei cabeça a cabeça com Napolitano, que me empurrou em direção às grades. Não são caras como Petacchi e McEwen quem causam problemas, mas sim os ciclistas que não costumam estar nesse tipo de sprint.”

Não foi só o vencedor que teve problemas. Apenas terceiro colocado, Petacchi ficou furioso com o argentino Maximiliano Richeze (Cerâmica-Panaria). “Fui fechado no sprint. Tive que empurrar Maximiliano com as minhas mãos, senão teria batido. Se eu não tivesse que me preocupar com o argentino, poderia terminar melhor a prova”, desabafou “Ale-Jet”, como é conhecido.

Aliás, além de Richeze, sétimo colocado, outro argentino terminou a etapa entre os dez primeiros. Juan José Haedo (CSC) ficou com o nono lugar. Vale lembrar que o brasileiro Luciano Pagliarini (Saunier Duval), fora do Giro d´Italia por causa de uma virose, apontou em entrevista concedida ao Prólogo na última semana os dois atletas como principais adversários do Brasil nos Jogos Pan-americanos.

Tinkoff combativa
A etapa desta quinta-feira foi marcada também pela fuga do russo Mikhail Ignatiev (Tinkoff), que se manteve escapado durante cerca de 140 quilômetros.

O ciclista atacou no km 12 da disputa, ganhou a companhia do francês Mickaël Buffaz (Cofidis) três quilômetros depois e seguiu em dupla até o km 115, quando atacou novamente e tentou um fuga solitária. Ignatiev esteve muito bem, mas foi neutralizado pelo pelotão no km 152.

A equipe russo-italiana Tinkoff é, sem dúvida, a mais combativa do Giro até aqui. O russo Pavel Brutt realizou longas escapadas na segunda e na quarta etapa. Na terceira etapa, foi a vez de Ignatiev, que pedalou sozinho durante um bom tempo, assim como hoje.

Realista, o atleta chegou a comentar nos últimos dias que estava impressionado como o Giro d´Italia é bastante controlado pelo pelotão e que considerava difícil vencer sozinho, após uma escapada. Concluiu, no entanto, dizendo que se continuasse tentando acreditava que poderia vencer em alguma ocasião.

Liderança garantida
A equipe italiana teve pouco trabalho para manter a “maglia rosa” com seu líder Danilo di Luca, nesta quinta-feira. Com uma escalada a 15 quilômetros da meta, e a chegada, portanto, em sprint, o atleta apenas se manteve junto do pelotão.

O site Prólogo transmite a 6ª etapa em tempo real, a partir das 10h30 desta sexta-feira. Não perca!
Cobertura minuto a minuto.

Classificação 5ª etapa: Teano – Frascati (173 km)
1) Robert Forster (ALE/Gerolsteiner) 4h17min02s
2) Thor Hushovd (NOR/Crédit Agricole) m.t.
3) Alessandro Petacchi (ITA/Milram) m.t.
4) Danilo Napolitano (ITA/Lampre ) m.t.
5) Robbie McEwen (AUS/Predictor-Lotto) m.t.
6) Alexandre Usov (BLR/Ag2r) m.t.
7) Maximiliano Richeze (ARG/Ceramica Panaria) m.t.
8) Alexandre Pichot (FRA/Bouygues Telecom) m.t.
9) Juan José Haedo (ARG/CSC) m.t.
10) Oscar Gatto (ITA/Gerolsteiner) m.t.

Classificação – após 5ª etapa
1) Danilo Di Luca (ITA/Liquigas) 14h26min10s
2) Franco Pellizotti (ITA/Liquigas) a 26s
3) Andrea Noe' (ITA/Liquigas) a 35s
4) Vincenzo Nibali (ITA/Liquigas) m.t.
5) Andy Schleck (LUX/CSC) a 53s
6) Damiano Cunego (ITA/Lampre) a 54s
7) David Zabriskie (EUA/CSC) a 1min03s
8) Paolo Savoldelli (ITA/Astana) a 1min07s
9) Eddy Mazzoleni (ITA/Astana) m.t.
10) Andrey Mizourov (CAZ/Astana) m.t.