A camisa rosa e os outros símbolos

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

Maglia Rosa
A camisa mais importante do Giro leva a cor das páginas do jornal que o criou – Gazzetta Dello Sport. A “maglia rosa” nasceu em 1931 para distinguir o líder da classificação
geral. O primeiro a vesti-la foi Learco Guerra, no fim da primeira etapa do 19º Giro d’Italia, disputada entre Milão e Mântua.

Maglia Verde
O Grande Prêmio da Montanha foi criado em 1933, mas apenas em 1974 o líder desta classificação começou a receber uma camisa específica, de cor verde. Nos últimos anos, os latino-americanos têm dominado essa especialidade, com os colombianos José Jaime González e Fredy González Martínez, o mexicano Julio Pérez Cuapio e o venezuelano José Rujano. O vencedor da camisa verde em 2006 foi o espanhol Juan Manuel Gárate. O maior vencedor desse prêmio é Gino Bartali, sete vezes.

Maglia Ciclamino
A classificação por pontos foi criada em 1966. Entre 1967 e 1969, seu líder vestia uma camisa vermelha que, a partir de 1970, ganhou a cor magenta.
Esse prêmio define o melhor sprinter da competição, conquistado por ciclistas como Eddy Merckx, Roger de Vlaeminck, Francesco Moser, Giuseppe Saronni, Mario Cipollini, Laurent Jalabert e Alessandro Petacchi. O italiano Paolo Bettini, atual campeão mundial, conquistou a camisa magenta no ano passado.

Maglia Bianca
A grande sensação, neste ano, é o retorno da camisa branca, que define o melhor jovem. O último ano em que ela foi disputada foi no Giro de 1994, conquistada pelo russo Eugenio Berzin. Tradicional no Tour de France, a maglia bianca foi introduzida no programa do Giro em 1976 e vencida pelo italiano Alfio Vandi.