A briga aumenta

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

Por Christian Baines

O italiano Danilo Di Luca (Liquigas) manteve a camisa rosa e, ainda, ampliou sua vantagem em relação a Gilberto Simoni (Saunier Duval) e Damiano Cunego (Lampre) – seus dois maiores rivais na competição, ao ser o terceiro colocado da crono-escalada – um contra-relógio na montanha – de 12,6 quilômetros, disputado entre Biella e Santuario di Oropa.

No entanto, Di Luca deve ver um aumento na lista de potenciais adversários no Giro d´Italia 2007. Além de Cunego, Simoni e Paolo Savoldelli (Astana), cotados antes da competição começar, os resultados vão mostrando que os italianos Marzio Bruseghin (Lampre), campeão italiano de contra-relógio, e Eddy Mazzoleni (Astana), gregário de Savoldelli, além do camisa branca Andy Schleck (CSC) – irmão mais novo de Franck Schleck, especialista em provas clássicas, podem complicar a vida de Di Luca.

Vale lembrar que, mesmo que Di Luca seja superado e não seja o campeão, seu desempenho até aqui é impressionante. O único entre os maiores favoritos que ainda não venceu o Giro, Di Luca demonstra, além de excelente forma física, invejável maturidade.

A prova
Bruseghin venceu a etapa de hoje com o tempo de 28min55s e se mantém na segunda colocação na classificação geral, a apenas cinqüenta e cinco segundos do ´maglia´ rosa Di Luca – que conquistou o terceiro lugar, oito segundos mais lento. O veterano Leonardo Piepoli (Saunier Duval) foi o segundo colocado, a um segundo de Bruseghin.

Os atletas largaram com uma diferença de um minuto e em ordem inversa à classificação geral. Bruseghin foi o penúltimo a completar o percurso. Teve que esperar Di Luca, que vinha marcando tempos muito bons nas parciais, terminar, para poder comemorar a vitória.

Tido com um dos grandes favoritos, antes do Giro começar, Il Falco Savoldelli foi apenas o 19º colocado, cruzando a linha 1min38s atrás de Di Luca. Seu gregário, Eddy Mazzoleni, por sua vez, foi o oitavo colocado, quase 1min35s mais rápido. Savoldelli está ficando um pouco para trás na corrida briga pela vitória final.

Bastante cotado à vitória na etapa de hoje, o norte-americano David Zabriskie (CSC), especialista em contra-relógio, conquistou a 4ª colocação, a 19 segundos de Bruseghin.

Amanhã o pelotão enfrenta 192 km entre Cantú e Bergamo, uma etapa com duas subidas consideráveis, em que o pelotão não se arriscará muito e, portanto, sem mudanças na classificação geral. As grandes alterações estão previstas para domingo, na 15ª etapa, entre Trento e Tre Cime di Lavaredo.

Acompanhe as duas etapas em tempo real aqui no Prólogo, a partir das 10h30.

Classificação 13ª etapa, entre Biella e Santuario di OropaScalenghe, um crono-escalada de 12,6 km:
1) Marzio Bruseghin (ITA/Lampre) 28min55s
2) Leonardo Piepoli (ITA/Saunier Duval) a 1s
3)Danilo Di Luca (ITA/Liquigas) a 8s
4) David Zabriskie (EUA/CSC) a 19s
5) Franco Pellizotti (ITA/Liquigas) a 22s
6) Stefano Garzelli (ITA/Aquia&Sapone) a 29s
7) Evgeni Petrov (RUS/tinkoff) a 31s
8) Eddy Mazzoleni (ITA/Astana) a 33s
9) Damiano Cunego (ITA/Lampre) a 38s
10) Andy Schleck (LUX/CSC) a 40s

CLASSIFICAÇÃO GERAL – após a 13ª etapa
1) Danilo Di Luca (ITA/Liquigas) 57h11min28s
2) Marzio Bruseghin (ITA/Lampre) a 55s
3) Andy Schleck (LUX/CSC) a 1min57s
4) Damiano Cunego (ITA/Lampre) a 2min40
5) Patxi Vila (ESP/Lampre) a 2min44s
6) David Arroyo (ESP/Caisse d´Epargne) a 2min51s
7) Evgeni Petrov (RUS/Tinkoff) a 3min11s
8) Gilberto Simoni (ITA/Saunier Duval) a 3min32s
9) Emanuele Sella (ITA/Ceramica Panaria) a 3mins52s