" As etapas que gosto ainda vão chegar"

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

Por Tadeu Matsunaga

O espanhol Alberto Contador (Saxo Bank), que neste domingo simplesmente destoou dos rivais e vestiu a maglia rosa após um ataque avassalador na escalada do Etna, na Sicilia, afirmou que o Giro começou a partir de agora e que vestir a maglia rosa não é sua única ambição.

“O Giro acaba de começar. A etapa do Etna foi a primeira etapa de montanhas, mas terão outras pela frente e aquelas que realmente gosto ainda estão por vir”, disse Contador, que aproveitou o primeiro dia de descanso da corrida italiana, em Chieti.

O espanhol falou sobre sua vitória no Etna. “O estágio foi meu primeiro contato com as montanhas, mas é muito bom saber que tive um bom aproveitamento. Foi uma provação e me senti bem. Não sei o que pode vir pela frente, mas isso me dá confiança para a sequência do Giro.”

Contador disse que, por hora, não lhe interessa vestir a maglia rosa. “Não me ter a maglia rosa, não é alvo da minha obstinação, ao menor agora. Quero desempenhar um grande papel e terminar como líder no próximo dia 29 de maio, em Milão.”

Antes de chegar as etapas de alta montanha, o pelotão passa por etapas de transição. Contador ressaltou que é importante ter cuidado. “Precisamos ficar atentos, pois passaremos pela costa e os ventos estarão fortes. Vale todo o cuidado.”

“No restante das etapas, nas grandes montanhas, o movimento será intenso no pelotão e cada equipe irá traçar suas táticas. Os líderes devem atacar no início das subidas e devem ser etapas nervosas. As péssimas condições climáticas, que também estão previstas, podem ser um alerta maior.”