Fábrica de Campeões

Atualizado em 20 de setembro de 2018
Mais em Bike

POR ANA PAULA DE OLIVEIRA

Em cinco anos de existência, o Carmichael Training System (CTS), centro americano de treinamento, hoje possui cerca de 3.000 atletas. Somados todos os seus serviços – como livros, treinamento a distância e acompanhamento nutricional –, entretanto, são aproximadamente 26 mil pessoas em busca do condiciona mento e do sucesso alcançados por seu filho pródigo: Lance Armstrong. Criado em 2000, em Colora do Springs (EUA), por Simon Essl, Paige Carmichael e Chris Carmichael, o preparador de Armstrong, o CTS tem como principal objetivo fornecer a atletas de resistência – que necessitam de ótima preparação aeróbica – recursos até então não disponíveis a amadores. Estes, aliás, compõem o público-alvo do centro, totalizando 97% da cliente lá. Em visita ao centro, localizado no Colorado (EUA), a VO2 conferiu por que o CTS agrada a tantos.

Um dos sucessos do centro é sua metodologia individualizada para desenvolver a capacidade de absorção e transporte de oxigênio pelo organismo. Segundo a filosofia de treinamento de Chris Carmichael, o mérito do atleta se deve à melhora de seu sistema aeróbico, linha de treino que ele aplicou em Armstrong. Por si só, essa metodologia não seria inovadora a ponto de render ao centro seu atual status. O fato de aplicar esse treino a pessoas comuns, que trabalham a semana inteira e não almejam necessariamente bater recordes, foi a sacada do CTS. A modalidade mais procurada é o ciclismo, seguido de corrida, triathlon, corrida de aventura, motociclismo e automobilismo. Um terceiro ingrediente – o treinamento poder ser aplicado a distância, seja por e-mail, mensagem instantânea ou telefone – foi determinante para a adesão dos atletas amadores, que não precisam ir ao Colora do para assistir às aulas. “Essa filosofia foi implantada após Chris [Carmichael] treinar Lance Armstrong à distância. Eles se falavam por telefone e e-mail, e isso nunca atrapalhou o treinamento. Então, pensamos: ‘Se conseguimos fazer isso com Lance, conseguiremos com outros atletas também’”, recorda James Herrera, técnico do CTS desde sua criação. Atualmente, Herrera dirige os 89 treinadores do centro.


James Herrera com suas pupilas

Para que esse treinamento digital ocorra sem problemas, apenas 35 dos 89 técnicos do CTS atendem fisicamente no centro. O restante está espalhado por diversos países, inclusive o Brasil. Caso do brasileiro Hugo Pradoneto, técnico sênior de ciclismo, que está no centro praticamente desde sua fundação. Antes de fechar o contrato, o aluno pode optar por programas que vão do treinamento básico a séries elaboradas para atletas olímpicos. Para todas as disciplinas, os valores variam de US$ 39 a US$ 1.500 por mês.

O primeiro passo é a avaliação física do atleta, na qual são verificados os limiares aeróbico e anaeróbico, o VO2 máximo, a freqüência cardíaca e o índice de massa corpórea, entre outros. Além desses parâmetros, são levados em conta o objetivo do treinamento e a disponibilidade do aluno. “O CTS estabelece o pro grama de cada aluno. Dependendo de sua demanda, destacamos o técnico que atenderá a suas necessidades”, diz Herrera.

Atualmente, Pradoneto treina, pelo CTS, um ciclista que pretende correr uma prova de longa duração. “Demos início com a fase de base, na qual fiz meu aluno pedalar em terreno plano, mantendo o bati mento cardíaco relativamente baixo, o que me ajudou a trabalhar seu sistema aeróbico”, diz.

Na primeira etapa, o objetivo era estimular o crescimento e a força das fibras musculares; a diminuição do batimento cardíaco em repouso e o aumento do desenvolvimento dos capilares, da estrutura no músculo que produz a ATP (adenosina trifosfato) e da resistência respiratória, além de regular a temperatura corpórea.

O técnico passou a trabalhar, então, perto do limiar aeróbico, com treinos de “steady states, que são intervalos longos e duros, mas ainda aeróbicos, ou seja, simulando o mesmo tipo de esforço que meu aluno encontrará na prova”, como afirma Pradoneto.

Como seu aluno está em São Paulo, e Pradoneto, em Minas Gerais, todo o treinamento é monitorado por programas, cujos dados – até sobre alimentação, repouso e condições climáticas – são repassados por e-mail e avaliados pelo treinador.

ALUNOS ILUSTRES
Além do heptacampeão do Tour de France, treinam no CTS o recordista mundial de natação Ed Moses e o bicampeão mundial do Ironman Peter Reid. Recente mente, a ciclista americana Kelli Emmet, cujo mentor é James Herrera, conquistou a medalha de ouro no Iron Biker Brasil 2005, que aconteceu nos dias 1º e 2 de outubro, em Ouro Preto (MG). Natural do Colorado, a americana nunca havia disputado o Iron Biker, mas esteve no Brasil no ano passado, quando venceu o MTB 12 Horas na categoria solo. “Quero disputar mais campeonatos no Brasil em 2006”, diz a ciclista, fã confessa do país.


Kelli Emmet venceu Iron Biker no Brasil, em 2005

Parte do faturamento do CTS vem de produtos relacionados à nutrição. Chris Carmichael é o autor do best-seller do “New York Times”: Chris Carmichael’s Food for Fitness: Eat Right to Train Right e co-autor de The Lance Armstrong Performance Program.

Ter o nome do centro ligado a Armstrong, entretanto, ainda é o maior trunfo.

Confira a íntegra da matéria, com entrevista de Chris Carmichael, na edição 5 da revista VO2.