Ex-ciclista morre de câncer aos 39 anos

Atualizado em 20 de setembro de 2018
Mais em Bike

POR FERNANDO MELLO

O ex-ciclista goiano Wanderley Magalhães morreu nesta terça-feira, 28 de março, vítima de falência múltipla dos órgãos provocada por um câncer. Magalhães faleceu às 20h25min, no Instituto Ortopédico Goiano, aos 39 anos de idade. Depois de encerrar a carreira em 1994, tornou-se dirigente. Era o atual diretor da Liga Goiana de Ciclismo.

Em 15 anos de carreira, participou de provas importantes do ciclismo internacional e conquistou alguns títulos de peso no esporte. Em 94, competiu no Tour de France pela equipe belga Lotto/Vetta/Caloi (atual Davitamon/Lotto). Concluiu quatro etapas, mas não largou na 5ª. No ano anterior, participou da Paris-Roubaix, importante prova na França.

O goiano ainda venceu provas como profissional na Espanha, Bélgica, Portugal, Itália, Áustria e França. Em 1986, foi campeão do Rutas de América, no Uruguai. Magalhães ainda representou o Brasil em duas Olimpíadas, em Seul (1988) e Barcelona (1992). Foi medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 1991, em Havana (Cuba), na categoria estrada.

No Brasil, foi tricampeão da 9 de Julho, tradicional prova de São Paulo, e bicampeão da Volta de Santa Catarina. Foi pentacampeão do Torneio de Verão, disputado em Santos (SP).