UCI adotará freios a disco em 2017, diz site

Atualizado em 05 de agosto de 2016

Os freios a disco devem ser introduzidos no ciclismo profissional em 2017. É isso o que afirma o site britânico Road. De acordo com a publicação virtual, a informação vem de fontes ligadas à União Ciclística Internacional (UCI) e à indústria produtora de equipamentos para bicicleta.

Segundo o site, A UCI, atualmente, está reavaliando boa parte do regulamento relacionado a equipamentos, em discussão que está sendo feita em parceria com a Federação Internacional Indústria de Bens Esportivos (WFSGI), organização que representa gigantes da indústria das bicicletas, como Fuji Bikes, Rotor e Specialized.

Desta forma, a WFSGI – por meio de seu Comitê de Bicicletas – atua como voz da indústria das Bicicletas no diálogo tanto com o Comitê Olímpico Internacional (COI) quanto com a UCI. Comitê de Bicicletas esse que reúne, aliás, três subcomitês: Comitê da Roda, Comitê do Selim e o Comitê Técnico, onde está incluído o grupo responsável pelo lobby da inclusão do freio a disco.

Depois de consultar o Comitê Técnico da WFSGI, a UCI estaria inclinada a permitir o uso de freios a disco nas provas de alto rendimento de ciclismo de estrada a partir de 2017. Um anúncio oficial deve ser feito em breve, diz o site.

Conversa antiga
Não é a primeira vez que a história dos freios a disco no ciclismo profissional vêm à tona. No ano passado, Jeroen Snijders, dirigente da WFSGI, disse ao site Bike Europe que esperava que os novos freios fossem incorporados em 2016.

Em evento da WFSGI, em Taipei (IND), em março deste ano, Snijders voltou a falar do assunto, mas não quis arriscar previsões.

Gerente de comunicação da WFSGI, Yves Mori confirmou as negociações. “Tivemos muitas reuniões com a UCI no último ano e providenciamos à entidade toda a documentação técnica exigida. Eles fizeram ressalvas sobre, por exemplo, a temperatura que o freio poderia atingir”, disse, em entrevista ao Road.

“Depois, a UCI solicitou um relatório com o status das equipes profissionais a respeito da quantidade de testes que cada uma havia feito com os novos freios”, continua Mori. “Compartilhamos muitas informações e acho que estamos perto de um acordo sobre como e quando os freios a disco serão lançados”

Segundo as palavras de Yves, a UCI vai começar o processo de aprovar quadros com o novo disco assim que a medida for anunciada. 2017, acreditam diretores da WFSGI, é o ano provável.