Tráfico de doping

Atualizado em 02 de maio de 2016
Mais em Ciclismo

O italiano Gianni Da Ros, da equipe Liquigas, foi detido ontem à noite durante uma operação policial antidoping no norte da Itália, que levou à prisão outras 11 pessoas, segundo fontes policiais.

Da Ros será interrogado nesta quinta-feira, dia 12, pelo juiz Andrea Pellegrino, que emitiu as ordens de prisão como resultado da investigação de uma rede de tráfico ilegal de substâncias utilizadas em doping coordenada pelo fiscal Gianluca Prisco.

Entre os detidos, estão atletas não profissionais, responsáveis por ginásios e comerciantes, presos durante uma operação policial realizada nas regiões da Lombardia, Piemonte, Friuli, Veneza e Vêneto.

A investigação pôde ser levada a cabo graças a uma reportagem de um programa de televisão, na qual um infiltrado conseguia substâncias proibidas pelo preço de 700 euros. Segundo a polícia, além das detenções, foram feitas oitenta inspeções.

Depois de tomar conhecimento do acontecido, a Liquigas anunciou sua decisão imediata de suspender Da Ros, publicando, no site da equipe, o informe transcrito abaixo:

“Esta manhã a NAS [grupo italiano antinarcótico] prendeu Gianni Da Ros, de 22 anos, que disputava seu primeiro ano como profissional pela equipe Liquigas. Das Ros estava concentrado com a equipe italiana de pista em Padova. No que se deve saber, a detenção de Da Ros se inclui em uma grande operação de tráfico de substâncias de doping em ginásios. A equipe Liquigas, assim como a Federação de Ciclismo Italiana, não tem absolutamente nada a ver com o acontecido.
A equipe Liquigas decidiu imediatamente suspender o ciclista. Se a responsabilidade de Da Ros se confirmar, a equipe italiana o destituirá de imediato e se reserva o direito de pedir uma indenização por danos e prejuízos.
A Federação de Ciclismo Italiana o suspendeu de competir na equipe italiana”