Seis acessórios essenciais em uma pedalada

Atualizado em 11 de agosto de 2017
Mais em Ciclismo

À medida que cresce a malha cicloviária das cidades do Brasil, aumenta também o número de pessoas dispostas a pedalar. Mas antes de sair pegando a bicicleta e arriscar-se por entre carros, motos e ônibus, ou adentrar trilhas nas montanhas, é bom tomar alguns cuidados, principalmente em relação a acessórios. Afinal, segurança e precaução sempre em primeiro lugar.

Assim, confira uma lista com seis acessórios feita pelo conultor Pedro Lacaz, gerente da divisão Outdoor da Nautika (www.nautikalazer.com.br) – empresa especializada em lazer e aventura, que você deve ficar atento antes de iniciar uma pedalada.

Capacete

O acessório é o mais importante durante a pedalada, porém ainda existem aventureiros que evitam usá-lo. O consultor afirma que o ideal são capacetes com múltiplos ajustes, que fique bem preso à cabeça e sem folgas. Adesivos refletivos na parte de trás e na lateral também são fundamentais.

Mochilas funcionais

A mochila pode ser muito mais que um peso que carrega seus pertences. Há várias alternativas no mercado de modelos que facilitam a vida de quem anda de bike. Há as opções com sistema de corta vento, para minimizar o esforço durante a pedalada, e com sistema de ventilação, para diminuir a temperatura do corpo e o peso da mochila, como o modelo Deuter Mochila Superbike 18 EXP. Outra opção é usar uma mochila de hidratação, que facilita o consumo de água durante o percurso. Um exemplo é a mochila M.U.L.E, da Camelbak, que  possui reservatório de 3 litros de água, tiras refletivas nas alças, fivela porta capacete e sistema de ventilação nas costas.

Lanterna de sinalização

Muitos grupos de ciclistas preferem praticar o esporte à noite, pela temperatura, falta de tempo durante o dia ou menor tráfego. Neste caso, o uso de uma lanterna é essencial para iluminar o caminho e sinalizar a presença do ciclista. A lanterna Boost, da NTK, por exemplo, possui lente com refletor super-bright que gera maior economia e potência com luminosidade mais branca e estável. Possui fita elástica com sistema de ajuste universal para uso direto na cabeça ou capacetes.

Óculos para proteção dos olhos

Durante a pedalada, pequenos detritos do asfalto, poeira e folhas podem atingir os olhos e causar acidentes. Por isso, é essencial utilizar óculos de proteção. Dê preferência a modelos com lentes que possibilitam a troca entre as transparentes (para dias nublados ou noite) e escuras (para dias ensolarados).

Bolsas de selim

Quando você quer pedalar apenas com a chave de casa, o documento e dinheiro, levar na mão ou no bolso pode ser perigoso. Nestes casos, é possível utilizar bolsas de selim. Mas cuidado com a segurança do acessório. É importante que ela tenha uma trava e visibilidade no escuro, como exemplo, o modelo Bike Bag I – da Deuter

Estojo de ferramentas

Já existem no mercado estojos pequenos, leves e práticos com ferramentas para bikes com múltiplas funções. A ferramenta Bike Tool da marca Aztec é um dos exemplos presentes no mercado para ajudar o ciclista em casos mais simples, como apertar um parafuso, até achar uma bicicletaria mais próxima.

Foto: Kelsen Fernandes / Fotos Públicas