Roberta Stopa: foco na Olimpíada de 2016

Atualizado em 05 de agosto de 2016

A cliclista Roberta Stopa já começou o ano de olho em 2016. Dedicada ao sonho de participar pela primeira vez de uma Olimpíada, seu objetivo durante os próximos meses é treinar e competir no maior número de provas para somar pontos e garantir sua vaga representando o Brasil no Mountain Bike dos Jogos Rio-2016.

Antes, porém, a atleta irá competir no ciclismo de estrada pois, segundo ela, além de ampliar sua participação em diversas competições, essas provas são uma excelente forma de manter o preparo físico. Sua próxima competição será o Desafio Tour do Rio, que acontece no dia 25 de janeiro, em Rio das Flores, interior do Estado.

leiamais-cinza-novo
iconezinho  SAIBA MAIS SOBRE O DESAFIO TOUR DO RIO

No percurso os participantes passarão por belas serras, trilhas e mirantes que compõem um cenário tranquilo de Rio das Flores, mas não significa que os competidores terão sossego ao longo do percurso nas rodovias RJ-135 e RJ-145. Os trechos requerem bastante esforço já que têm muitos aclives e declives com curvas sinuosas. A prova vai reunir cerca de 400 ciclistas profissionais e amadores e paraStopa, além do treinamento e do preparo físico, será fundamental manter uma boa hidratação no decorrer da competição, já que a alta temperatura do verão dificulta o desempenho dos atletas.

A ciclista ainda acrescenta que o Desafio Tour do Rio é uma excelente oportunidade para as competidoras: “Embora estejam crescendo as competições que englobam a modalidade feminina, ainda  existem provas que segmentam as categorias. Assim, o evento pode ser usado como forma de mostrar a presença feminina no esporte, para que se amplie ainda mais a participação das mulheres no cenário do ciclismo”, acrescenta Stopa.  A atleta é mineira e iniciou sua carreira como ciclista aos 14 anos, já competiu em grandes eventos como o Mundial, a Copa do mundo, Pan-americano e diversas provas nacionais, mostrando sempre um excelente desempenho.

O Desafio Tour do Rio é uma realização do Instituto FAÇA com apoio da Prefeitura Municipal de Rio das Flores. A prova é homologada pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro.