Rio-2016: percurso do ciclismo tem mudanças

Atualizado em 05 de agosto de 2016
Mais em Ciclismo

A UCI (União Ciclística Internacional) anunciou em seu site oficial uma pequena adaptação no trajeto da prova de ciclismo de estrada dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. As largadas e chegadas, tanto no masculino e feminino, agora ocorrerão no Forte de Copacabana e não mais no Aterro do Flamengo. As distâncias permanecem as mesmas (256,4 km para os homens e 130,3 km para as mulheres).

“A UCI, em trabalho conjunto com o Comitê Organizador Rio-2016 e o prefeito Eduardo Paes, apresenta as modificações na prova de Estrada, cujo trajeto irá começar e acabar no renomado Forte de Copacabana. A combinação de cenários maravilhosos e desafiadores nas provas de Estrada e Contrarrelógio irá privilegiar os fãs com um espetáculo fantástico”, declarou em nota.

leiamais-cinza-novo
iconezinho  CONFIRA OS MAPAS DOS PERCURSOS DO CICLISMO DOS JOGOS OLÍMPICOS DO RIO DE JANEIRO
iconezinho
  ASSISTIR CICLISMO NO RIO-2016 CUSTA ATÉ R$ 540,00

Além de Copacabana, o percurso passará pelas praias de Ipanema, São Conrado e Barra, e nos circuitos de Grumari e da Floresta da Tijuca, locais em que haverão as subidas e um trecho de paralelepípedos. A prova masculina irá acontecer no sábado, 6 de agosto, e a das mulheres no domingo, 7 de agosto.

A prova de contrarrelógio irá utilizar o circuito de 29,8 km de Grumari, na região do Pontal. A largada e chegada será na Praça Tim Maia. Haverá uma subida de 1,2 km. Os homens deverão completar duas voltas (54,5 km) enquanto as mulheres uma.e lap of the same course.

Conforme apresentado em dezembro, a prova de estrada do Ciclismo dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro terá:
– Um longo trecho de costa que passará pelas praias de Copacabana, Ipanema, Barra e Reserva.
– Voltas em um circuito em Grumari (uma volta para as mulheres e quatro para os homens). O circuito terá duas subidas: Grumari (1,2 km de extensão, 7% de inclinação média e picos de 13%) e Gruta Funda (2,1 km de extensão, 4,5% de inclinação média e picos de 6%). O circuito também possui um trecho de paralelepípedos com 2 km.
– Voltas em um circuito na Floresta da Tijuca (uma para as mulheres e três para os homens). O circuito tem uma subida de 8,9 km seguida de uma descida de 6 km.