Rio 2016: ciclismo divulga equipe de estrada

Atualizado em 20 de setembro de 2016
Mais em Ciclismo

O Brasil terá quatro representantes no ciclismo de estrada da Olimpíada do Rio. Já com duas vagas garantidas na disputa masculina após o fechamento do ranking de nações, no final de 2015, o país assegurou igual número no feminino, no encerramento do prazo para pontuação no ranking correspondente, no final de maio. A CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) elaborou critérios de convocação que levaram em consideração o ranking mundial e as características técnicas compatíveis ao percurso olímpico.

Os representantes brasileiros serão: Murilo Fischer (foto), Kleber Ramos, Clemilda Fernandes e Flávia Oliveira. Suplentes: Caio Godoy e Janildes Fernandes. Técnico: Adir Romeo.

Perfis dos componentes da equipe brasileira de ciclismo de estrada:

Murilo Fischer tem sido um dos principais destaques do Brasil na modalidade. Com experiência de mais de 10 anos no ciclismo profissional, o catarinense conquistou em 2015 a famosa “Tríplice Coroa do Ciclismo Mundial”, tornando-se o primeiro e único brasileiro a completar os três grandes Tours do Ciclismo de Estrada: Giro d’Itália, Tour de France e Vuelta a Españ. Os Jogos do Rio de Janeiro serão a quinta Olimpíada do brasileiro na carreira.

Kleber Ramos, mais conhecido como Bozó, foi o melhor brasileiro no evento-teste para a Rio 2016, alcançando o 7º lugar, com uma performance muito boa principalmente nos trechos de subida. O paraibano tem se destacado muito nas últimas temporadas no circuito internacional e por isso está embalado para sua estreia em Jogos Olímpicos.

A carioca Flávia Oliveira é atualmente a melhor brasileira no ranking mundial. Flávia faz parte do seleto grupo que integra o ciclismo feminino profissional e tem cumprido um extenso calendário internacional de provas, competindo entre as melhores ciclistas do mundo. A atleta também foi medalhista de bronze no último pan-americano da modalidade e disputará a sua primeira olimpíada.

Já Clemilda Fernandes chega com muita experiência para disputar a sua terceira olimpíada. Após competir várias temporadas no circuito europeu, a ciclista mato-grossense, que atualmente reside em Goiânia, é a atual campeã brasileira na modalidade e segunda melhor brasileira no ranking mundial.