ShutterstockFoto: Shutterstock

Qual sua força no pedal? Veja a importância da técnica

Atualizado em 25 de julho de 2016
Mais em Ciclismo

A força que o ciclista aplica no pedal durante a pedalada produz a propulsão da bicicleta. Parte desta força é desperdiçada em maior ou menor magnitude durante a pedalada em dependência do nível da habilidade que o ciclista utiliza seus membros inferiores para realizar a propulsão da bicicleta.

Contudo, cabe ressaltar que ciclistas mais experientes podem ter uma melhor técnica de pedalada que ciclistas novatos, reduzindo o desperdício de força propulsiva, entretanto, esta melhor técnica de pedalada não é dependente da experiência, mas sim da habilidade realizar a propulsão da bicicleta por meio da melhora na técnica de pedalada.

A força no pedal que realmente é aproveitada pelo ciclista chama-se força efetiva (FE). Quanto maior for o índice de efetividade (IE) melhor é o aproveitamento da força e, consequentemente, a técnica de pedalada. Em termos práticos, quanto mais o pé do ciclista pesar na fase de recuperação da pedalada (fase de subida do pedal) mais é prejudicada a técnica de pedalada devido ao fato de que se elimina parte da força gerada na fase de propulsão (fase de descida do pedal).

Para que este tipo de análise possa ser desenvolvido, pedais comumente utilizados por ciclistas são instrumentados por meio da fixação em sua estrutura de sensores de força que possibilitam a avaliação da força aplicada no pedal.
Após avaliação específica é possível realizar adequações no programa de treinamento de forma a melhorar a técnica de pedalada.

Para os ciclistas que não dispõem destes equipamentos para a avaliação destes índices, sua tecnica de pedalada pode ser aprimorada por meio de programas de treinamento que priorizem treinos específicos a fim de realizar a puxada no pedal durante a fase de recuperação (ponto mais baixo até a parte mais alta do pedal) na pedalada.

Estes programas de treinamento podem ser realizados com cargas altas (ex. subidas de montanha onde as cadências são mais baixas e a carga é elevada) ou até mesmo em sprints, onde o ciclista aumenta a cadência e a potência durante sua realização.

Portanto, o uso dos pedais instrumentados permite avaliar a técnica de pedalada de ciclistas e elaborar programas de treinamento específicos de maneira a tornar a pedalada mais efetiva. Novos sistemas vem sendo apresentados para comercialização e possibilitarão a evolução do treinamento de ciclistas em busca de melhoras no desempenho.