Polonês é o primeiro líder na Romandia

Atualizado em 08 de agosto de 2016
Mais em Ciclismo

Começou nesta terça-feira o Tour da Romandia (29 de abril a 4 de maio), prova que aconteça na Suíça, perto da fronteira com a França, e que nos últimos anos caracterizou-se por servir como aquecimento para o Tour de France. Os últimos três campeões da grande volta francesa (Froome, em 2013, Wiggins, em 2012, e Evans, em 2011) levaram no mesmo ano a competição suíça.

O melhor do primeiro dia, um prólogo de 5,57 km em Ascona, foi o jovem Michal Kwiatkowski, que após o bom desempenho nas clássicas das Ardenas, já aparece como candidato a liderar a Omega Pharma-Quick Step nas provas de três semanas.

O polonês completou o percurso em 6min22s, 4s à frente de Rohan Dennis (Garmin-Sharp). Entre os favoritos, Chris Froome (Sky), recuperado de uma lesão nas costas, foi o 13º, 10s mais lento que Kwiatkowski. Vincenzo Nibali (Astana), outro candidato ao título na França, terminou o prólogo na 18ª colocação.

Mas entre os prováveis líderes do Tour de France, o mais prejudicado do primeiro dia foi Tejay Van Garderen. O norte-americano, candidato a comandar a BMC na grande volta francesa, sofreu um acidente e perdeu mais de 3 minutos.

Outras estrelas do Tour da Romandia são Rui Costa (Lampre-Merida), Marcel Kittel (Giant-Shimano), Rigoberto Uran (Omega Pharma) e Nino Schurter (Orica-GreenEdge), tricampeão mundial de MTB XCO, que faz sua estreia na estrada.

Resultado prólogo Tour da Romandia
1. Michal Kwiatkowski (Omega Pharma) – 6min22s
2. Rohan Dennis (Garmin-Sharp) +4s
3. Marcel Kittel (Giant-Shimano) +4s
4. Giacomo Nizzolo (Trek) +4s
5. Tony Martin (Omega Pharma) +5s
6. Bret Lancaster (Orica-GreenEdge) +6s
7. Matthias Brandle (IAM Cycling) +7s
8. Jesse Sergent (Trek) +8s
9. Ramunas Navardauskas (Garmin-Sharp) +9s
10. Martijn Keizer (Belkin) +9s