Polêmica na convocação dos atletas de Pista

Atualizado em 02 de maio de 2016
Mais em Ciclismo

Por Juliana Saporito

Depois de muita polêmica e discussão envolvendo a convocação para a seleção brasileira que disputará as provas de Pista, nos Jogos Pan-americanos, o técnico Adir Romeo falou com a reportagem do Prólogo e ratificou suas justificativas para não selecionar os ciclistas Vanderlei Silva, Wanderley Gonzales e Robson Batista Vieira para o Pan Rio 2007.

O caso veio à tona há cerca de dez dias. Os atletas alegam ter feito os melhores tempos nas duas seletivas de Curitiba, na prova de velocidade olímpica. Esses índices não teriam sido divulgados pelo técnico Adir Romeo. Ao lado do Pan-americano de Ciclismo na Venezuela, em maio de 2007, a competição seria decisiva, de acordo com um programa divulgado pela CBC, para definir os representantes brasileiros na modalidade, no Pan 2007.

O técnico Adir Romeo, em comunicado oficial distribuído pela Confederação Brasileira de Ciclismo, justificou as escolhas por alguns atletas em detrimento do trio. Ele afirmou ter estabelecido índices técnicos para as duas classificatórias. Deixou claro, também, que problemas disciplinares colaboraram para afastar os três atletas da seleção.

Na noite desta quarta-feira, o técnico da seleção conversou com a reportagem do Prólogo sobre as reivindicações dos atletas de Pista, justificou seus critérios para a convocação de Marcos Vinícius Alcântara, Fernando Firmino e Davi Romeo e, ainda, sobre as denúncias de nepotismo – Davi Romeo é filho de Adir.

“Em princípio eles não estão seguindo o caminho das pedras. Um atleta deve se reportar ao clube que defende, este se reporta à federação estadual, que encaminha os fatos à Confederação Brasileira e, daí em diante, a célula nº 1 para decidir é a UCI (União Ciclística Internacional). Estou sendo atacado e eles estão tomando o caminho inverso, me atacando livremente”, disse Adir Romeo.

“Levei seis atletas para a Venezuela e nenhum país chega com esse número à competição. Não deu certo, pois os resultados não corresponderam. Como posso arriscar uma segunda tentativa quando conheço os atletas e sei que não funcionaria?”, questionou o técnico.

No comunicado divulgado pela CBC, Adir Romeo relata que a partir dos resultados na Venezuela definiu os convocados. Silva, Gonzáles e Vieira não atingiram os níveis desejados de tempo e classificação. O fator comportamental também contou, conforme indica o documento da entidade: “durante os processos seletivos, todas as orientações que passei foram ignoradas e o processo de união era desorientado. Os referidos ciclistas apresentavam processos de treinamento incompatíveis e questionavam observações e recomendações, dificultando o andamento e a harmonia de todo o processo”.

Sobre as denúncias de nepotismo, o técnico se defende: “Meu filho pode não ter um vasto currículo, é jovem, tem apenas 20 anos. Mas já demonstrou resultados que justificam sua convocação. A essas acusações quero responder com resultados e não com fala”, garante.

No documento divulgado, Adir Romeo declara, sobre os convocados, que Marcos Vinícius Alcântara foi o único que alcançou o índice estabelecido na última seletiva; Fernando Firmino mantém resultados muito regulares e é disciplinado, e Davi Romeo, seu filho, estaria capacitado para receber cargas de treinamento mais duras.

O técnico afirma que não quer mais polemizar e pretende se dedicar à preparação nos Jogos Pan-Americanos. “Preciso mostrar que um trabalho pequeno e ordenado vai render frutos, como melhor tempo, exemplos de organização e até mesmo um recorde. Não creio estar denegrindo a imagem de nenhum corredor e não quero mais me aprofundar na polêmica. Minha intenção é me reportar agora somente ao Comitê Olímpico Brasileiro”, finaliza Adir.

A reportagem do Prólogo tentou contato, por e-mail, com Wanderley Gonzáles, Vanderlei Silva e Robson Batista Vieira, mas até o fechamento da matéria não obteve resposta.