Divulgação COBFoto: Divulgação COB

Passeio britânico na pista da Rio 2016

Atualizado em 20 de setembro de 2016
Mais em Ciclismo

O show da seleção britânica na disputa do ciclismo de pista da Rio 2016 parece não ter fim. No final de semana, os ingleses bateram mais um recorde mundial e conquistaram mais duas medalhas de ouro, com direito a uma dobradinha no pódio.

O recorde mundial foi batido na prova de perseguição por equipes feminina. O time britânico – Katie Archibald, Elinor Barker, Joanna Rowsell-Shand, Laura Trott – já havia estabelecido uma nova marca na quinta-feira (11), na disputa da fase classificatória da modalidade, quando concluiu as 16 voltas (4.000 metros no total) com o tempo de 4min13seg26. Porém tornou a repetir o feito no sábado (13), por duas vezes. A primeira na eliminatória, com 4min12seg15, e depois na final, com 4min10seg23 – média de 57,54 km/h -, o que lhe rendeu o ouro na prova. A prata ficou com o time norte-americano – Sarah Hammer, Kelly Catlin, Chloe Dygert e Jennifer Valente -, com 4min12seg45, e o bronze com as canadenses – Allison Beveridge, Jasmin Glaesser, Kirsti Lay e Georgia Simmerling -, com 4min14seg62.

Já no domingo (14), na disputa da prova individual de velocidade masculina, os britânicos comemoraram uma dobradinha no pódio. Jason Kenny levou o ouro ao completar a volta de 200m com o tempo de 9seg91 – média de 72,60 km/h, ficando a prata com seu compatriota Callum Skinner, com o tempo de 9seg83. O bronze foi para o russo Denis Dimitriev, com 10seg10.

Com mais esses triunfos, os britânicos já somam quatro medalhas de ouro (incluindo velocidade e perseguição por equipes masculinas) e três recordes mundiais (também na perseguição por equipes masculina e na velocidade por equipes feminina) no ciclismo de pista na Rio 2016. Até o momento, nas disputas do velódromo, os ingleses só não levaram o ouro – e ficaram de fora do pódio – na velocidade por equipes feminina, vencida pelas chinesas.