Os primeiros campeões de 2014

Atualizado em 16 de outubro de 2018
Mais em Ciclismo

Nairo Quintana e Simon Gerrans são os primeiros campeões de 2014. Os ciclistas da Movistar e Orica-GreenEdge venceram, respectivamente, o Tour de San Luis (Argentina) e o Tour Down Under (Austrália), no último domingo (26). 

O Tour de San Luis faz parte do calendário americano da UCI e é considerado a principal competição da América do Sul. Já o Tour Down Under é o primeiro dos 29 eventos que compõe o Pro Tour, principal calendário do ciclismo mundial. Com isso Simon Gerrans é o primeiro líder do ranking da atual temporada.

Apesar de não contar pontos para o Pro Tour, o Tour de San Luis cresce a cada ano, atraindo sempre inúmeras equipes Pro Tour, que usam a competição na Argentina como uma pré-temporada. Este ano, Vincenzo Nibali, Alberto Contador, Mark Cavendish, Peter Sagan, Nairo Quintana, entre outras estrelas, estiveram em terras argentinas. A DataRo foi a representante brasileiras.

E um dos candidatos a brilhar em 2014 acabou como grande vencedor. O colombiano Nairo Quintana brilhou na etapa Rainha, vencendo o 4º estágio, no Alto El Amago. A liderança da classificação geral veio após o contrarrelógio individual na 5ª etapa. 

O norte-americano Phillip Gaimon (Garmin-Sharp) terminou na segunda colocação, 43s atrás de Quintana. O terceiro colocado foi o argentino Sergio Godoy (San Luis Somos Todos), a 2min02s.

Entre os brasileiros, o melhor colocado na classificação geral foi Cleberson Weber, na 21ª posição, a 9min25s de Quintana. Já Caio Godoy terminou na 31ª posição da classificação geral, mas subiu no pódio como vice-campeão na sub-23.

Australianos brilham em casa no Tour Down Under

Os ciclistas da casa não fizeram feio no Tour Down Under. Os australianos Simon Gerrans (Orica-GreenEdge) e Cadel Evans (BMC), dividiram as atenções da competição, revezando-se na liderança da classificação geral. Gerrans venceu a primeira etapa e Evans a terceira.

No final, melhor para Simon Gerrans, que por apenas um segundo sagrou-se tricampeão da prova (2006, 2012 e 2014).

Outro australiano que também se destacou foi Richie Porte, vencedor da etapa Rainha (5ª etapa) em Willunga Hill. O ciclista da Sky terminou na quarta posição da classificação geral, a 10s de Gerrans. O terceiro colocado foi o italiano Diego Ulissi (Lampre-Merida), vencedor da 2ª etapa.

Entre os sprintistas, destaque total para André Greipel (Lotto-Belisol), que venceu a quarta e sexta etapa. Na carreira, o alemão já soma 16 vitórias em etapas na competição australiana.