Os estrangeiros da Volta de SP

Atualizado em 16 de outubro de 2018
Mais em Ciclismo

Um dos principais eventos do ciclismo brasileiro, o 10º Tour do Brasil/Volta Ciclística de São Paulo (9 a 16 de fevereiro) teve suas equipes participantes reveladas. Além de 14 times nacionais, outros seis grupos estrangeiros completam o pelotão que percorrerá mais de mil quilômetros pelas estradas paulistas e mineiras. São eles: EPM Une Ciclismo (Colômbia), 472 (Colômbia), Androni-Giocattoli (Itália), OFM/Quinta da Lixa (Portugal), Start-Trigon Cycling Team (Paraguai) e seleção da Rússia.

Dentre as seis, a Androni-Giocattoli é uma das mais conhecidas. Integrante do pelotão Pro Continental (2ª divisão), o time criado em 1996 já participou do Giro d’Italia. Em 2013 venceu competições como o Giro di Toscana e a Vuelta a Venezuela.

Sempre forte nas montanhas, a Colômbia estará representada por duas equipes: EPM Une e 472. A primeira esteve recentemente no país quando disputou e venceu com Oscar Sevilla o Tour do Rio em outubro de 2013. Terminou a temporada 2013 na quinta colocação da UCI America Tour. Já a 472 compete profissionalmente desde 2006 e triunfou em 2013 na Volta de Léon e o Tour da Alsácia. Fechando o grupo de sul-americanos está a Star-Trigon Cycling Team, do Paraguai, que em 2013 foi o 22º colocado do UCI America Tour.

Outra que esteve recentemente no Brasil, a OFM/Quinta da Lixa foi vice-campeã no último Tour do Rio e agora aposta em mais um bom resultado em terras brasileiras. Fechando o grupo está a seleção da Rússia que mescla no grupo atletas experientes e novatos.

O percurso da décima edição incluiu novas cidades, como Barueri, Botucatu, Brotas e Águas de Lindóia, além de Monte Verde. Permaneceram Sorocaba, Atibaia e São Paulo. Outra novidade é a etapa final, com um circuito de aproximadamente 70 km na Praça de República, em pleno centro da capital paulista, válido também como a Copa da República de Ciclismo.

O roteiro é o seguinte: 9/02, Barueri/Sorocaba; 10/02, Sorocaba/Botucatu; 11/02, Botucatu/Brotas; 12/02, Brotas – Contrarrelógio; 13/02, Brotas/Águas de Lindóia; 14/02, Águas de Lindóia/Atibaia; 15/02, Atibaia/Monte Verde(MG); 16/02 – São Paulo – Circuito no Centro.