Oriente Médio vira capital do ciclismo

Atualizado em 08 de agosto de 2016
Mais em Ciclismo

Após o Tour de San Luis (Argentina) e o Tour Down Under (Australia), a temporada do ciclismo profissional volta-se para o Oriente Médio, onde três provas receberão a elite do esporte: o Dubai Tour (5 a 8 de fevereiro), o Tour do Qatar (9 a 14 de fevereiro) e o Tour de Omã (18 a 23 de fevereiro). Todas fazem parte do calendário asiático da UCI.

Dentre as três, o Dubai Tour (2.1) é o único que fará sua estreia nesta temporada. Disputada no mais famoso dos Emirados Árabes, a prova terá quatro etapas, e um percurso predominantemente plano que passará pelos diversos pontos turísticos da região. Dezesseis equipes e 128 ciclistas farão parte do pelotão que terá o atual campeão mundial Rui Costa estreando pela Lampre-Merida. Outros destaques serão Fabian Cancellara (Trek), Peter Sagan (Cannondale), Tony Martin (Omega Pharma), Mark Cavendish (Omega Pharma) e Marcel Kittel (Giant-Shimano).

Do luxo de Dubai para o deserto. Assim será no Tour do Qatar (2.HC), que mantem suas características. Etapas planas no deserto e com os fortes ventos. Mas este ano, haverá uma novidade. Um contrarrelógio individual no circuito de Lusail deve favorecer os especialistas neste tipo de modalidade na briga pelo título. Dezenove equipes participam da prova com destaque para os sprinters Tom Boonen (Omega Pharma), Andre Greipel (Lotto-Belisol), Elia Viviani (Cannondale), Alexander Kristoff (Katusha), Leigh Howard (Orica-GreenEdge) e os contrarrelogistas Fabian Cancellara (Trek) e Svein Tuft (Orica-GreenEdge). Mark Cavendish é o atual campeão. 

Finalizando as provas no Oriente Médio, o Tour de Omã (2.HC), competição com cenário único que mescla desertos, montanhas e florestas. Em sua quarta edição, ela colocará frente a frente dois dos principais candidatos ao Tour de France: Vincenzo Nibali (Astana) e o atual campeão Chris Froome (Sky). Outras estrelas da competição serão Joaquin Rodríguez (Katusha), Fabian Cancellara (Trek), Peter Sagan (Cannondale), Phillippe Gilbert (BMC), Thibaut Pinot (FDJ), Leopold Konig (Netapp), Roman Kreuziger (Tinkoff-Saxo) entre outros. O brasileiro Murilo Fischer (FDJ) participa. Chris Froome é o atual campeão.