O que se procura e se encontra em uma pedalada?

Atualizado em 03 de agosto de 2016
Mais em Ciclismo

Algumas pessoas perguntam: o que “estes malucos” vêem nas bicicletas? Acordam cedo do domingo, ou até mesmo no sábado, para fazer força e chegar em casa sujos. Então iremos falar sobre esta questão

Nós, do portal Amigos da Bike.com.br, estamos situados na cidade de São Paulo e também sofremos com toda a agitação de um grande centro, principalmente com o trânsito e poluição que está cada vez pior, mas não vamos criticar a cidade, vamos mostrar o que ela tem a nos oferecer para escapar de tudo isso, ou ao menos esquecer por algumas horas.

Neste artigo iremos substituir o asfalto por terra, a poluição pelo cheiro da mata, as buzinas por sons das cachoeiras, pássaros e outros animais. Também iremos trocar os esgotos a céu aberto pelos córregos de água cristalina. Se você já imaginou este cenário deve estar pensando que não somos tão “malucos” assim.

Agora vamos pedalar, redescobrir as coisas simples que nos são oferecidas diariamente, mas que não as percebemos. Um bom exemplo é a sombra. De que adianta uma bela sombra se você não está cansado e suado? Será nela que o grupo irá se reagrupar e surgirão alguns comentários, geralmente os mais cômicos, para animar ainda mais o grupo.

Se a trilha escolhida para o final de semana cruzar um riacho, mesmo que pequeno, poderemos tirar as sapatilhas e colocar os pés dentro, será uma sensação refrescante como se todas as coisas ruins acontecidas durante a semana estivessem sendo levadas riacho abaixo. Se ao invés do riacho for uma cachoeira, aí não tem jeito, o banho será inevitável, será uma hidromassagem natural e a interatividade com a natureza é revigorante. Não tem como contestar o quanto é bom estar junto ao verde.

Gostou, não? Mas não apenas o contato com a natureza é o foco da pedalada, mas também o contato humano. Afinal, você reuniu alguns amigos de maior afinidade para algumas horas de diversão, outro item não menos importante é a superação. Por menor que seja a trilha, ao final, na mesa da lanchonete sentado com todo o grupo tomando uma cervejinha, um refrigerante ou então um suco natural, não importa! Você estará de bem com a vida, corpo cansado e cabeça limpa, com a sensação de dever cumprido.

Melhor analisando, não somos tão “malucos” assim, apenas pedalamos para melhorar a qualidade de vida. Outro tema interessante são as trilhas e onde elas nos levam, cada uma com um visual melhor do que a outra. Este tema será abordado mais para frente. Boas pedaladas e não se esqueçam, para se fazer uma trilha com segurança nunca vá sozinho e utilize equipamentos de segurança.