Mundial de Pista define vagas para Rio 2016

Atualizado em 20 de setembro de 2016

O Mundial de Pista, que começa nesta quarta-feira (2) em Londres, será desafio final na corrida pela vaga olímpica para o Rio 2016. Até o momento, nenhum atleta ou país está classificado para os Jogos. A lista dos 99 homens e 90 mulheres que terão o passaporte carimbado para o Rio de Janeiro só será anunciada pela União Ciclística Internacional no domingo (6), quando termina o Mundial – lembrando que há o limite de 15 atletas classificados por nação, com oito homens e sete mulheres.

Mesmo sendo o país-sede da Olimpíada, o Brasil não tem direito a vagas diretas para os atletas da modalidade, como acontece no ciclismo de estrada, BMX e MTB. Por isso, o Mundial de Pista é visto para a seleção brasileira como a grande chance de sacramentar a vaga do cearense Gideoni Monteiro na Ominium. Medalhista de bronze no Pan de Toronto e atual 15º no ranking da UCI, Gideoni está muito confiante na vaga, já que precisa “ apenas” permanecer entre os 18 melhores até domingo. “A gente vem trabalhando há 2 anos para chegar às Olimpíadas. E também acredito que quem chegar ao Rio tem condições de brigar por pódio”, comenta o atleta, que poderá ajudar o Brasil a quebrar um jejum que vem desde os Jogos de Barcelona 92, última vez que o País disputou a modalidade numa Olimpíada.

Além de Gideoni, o Brasil viaja ao Reino Unido com os ciclistas Kácio Fonseca, Hugo Osteti e Flávio Cipriano, que nesta quarta (2) disputam as seletivas para a prova de velocidade por equipes. Já na quinta (3), será a vez de Cipriano disputar o contrarrelógio de 1 km, mas sem chances de classificação olímpica, já que o Brasil não está entre os cinco países da América no ranking. Na sexta e no sábado (4 e 5) acontece a principal disputa para a seleção, a da categoria Ominium, na qual Gideoni tem grandes chances de obter a vaga olímpica.


 MUNDIAL DE PISTA: CAVENDISH E WIGGINS JUNTOS 

Confira a programação do Mundial de Pista

Quarta-feira (2/03)

Seletiva perseguição masculina por equipes

Seletiva perseguição individual feminina

Seletiva velocidade por equipes masculino

Seletiva velocidade por equipes feminino

Quinta-feira (3/03)

Final da perseguição masculina por equipes

Contrarrelógio masculino de 1 km

Scratch feminino

Keirin feminino

Sexta-feira (4/03)

Contrarrelógio feminino de 500 m

Final da perseguição individual feminina

Final da perseguição individual masculina

Início da Ominium masculina

Sábado (5/03)

Final da Ominium masculina

Início da Ominium feminina

Velocidade individual masculina

Domingo (6/03)

Final da Ominium feminina

Velocidade individual feminina