Muita lama, neve e gelo no Mundial de Ciclocross

Atualizado em 05 de agosto de 2016

Se o ciclismo tivesse uma modalidade nos Jogos Olímpicos de Inverno, esta modalidade com certeza seria o ciclocross, um mix de mountain bike e estrada que ocorre em circuitos repletos de lama, gelo, neve, barreiras e ladeiras. Popular nos países do hemisfério norte e disputado entre o outono e o inverno de lá (o verão brasileiro), possui como principais competições a Copa do Mundo (seis etapas) e o Campeonato Mundial.

A Copa do Mundo 2014-2015 ocorreu entre os dias 19 de outubro e 25 de janeiro. Foram seis etapas disputadas na Holanda, Grã-Bretanha e Bélgica. Kevin Pauwels (Bélgica) e Sanne Cant (Bélgica) foram os campeões.

leiamais-cinza-novo
iconezinho  RELEMBRE COMO FOI O MUNDIAL DE 2014
iconezinho  EM 2013, MUNDIAL FOI DISPUTADO FORA DA EUROPA

Já o Mundial, que finaliza a curta temporada do Ciclocross, ocorre neste final de semana (31 de janeiro e 1º de fevereiro) em Tabor, na República Tcheca. O circuito é conhecido dos ciclistas já que o local sediou diversas etapas da Copa do Mundo recentes e dois Campeonatos Mundiais nos últimos 20 anos.

No feminino, a heptacampeã Marianne Vos, dona dos últimos seis títulos, é uma das estrelas. Porém, uma recente lesão atrapalhou a holandesa na última etapa da Copa do Mundo. Sua principal adversária é justamente Sanne Cant, atual campeã da Copa do Mundo. A prova feminina acontece no sábado, 31.

Entre os homens o atual campeão, Zdenek Stybar, mais lembrado por ser um dos integrantes da Etixx-Quick Step, não defenderá a camisa arco-íris. Para decepção da torcida local, o tcheco ainda sente dores no ombro lesionado em outubro passado, o que torna impraticável o ciclocross.

Os belgas Sven Nys, Kevin Pauwels, Tom Meeusen e Wout Van Aert, além do holandês Mathieu Van Der Poel estão entre os favoritos. A prova masculina é no domingo, 1.

O site da UCI anuncia que o canal pago SporTV 3 transmitirá as provas à partir das 13h.

Foto: Graham Watson