Janildes Fernandes é campeã na Argentina

Atualizado em 05 de agosto de 2016
Mais em Ciclismo

A brasileira Janildes Fernandes sagrou-se, nesta sexta-feira (16), campeã da 2ª edição do Tour Feminino de San Luis (Argentina). A ciclista da Seleção Brasileira cruzou no pelotão principal, 16s após a vencedora da 6ª e última etapa (80 km em San Luis), a norte-americana Alison Tetrick (Optum), fechando a competição com o tempo acumulado de 9h52min48s.

“É uma emoção muito grande estar vencendo o Tour de San Luis. Inicialmente cheguei aqui na Argentina pensando em trabalhar para as minhas companheiras, mas a competição acabou me favorecendo e consegui mais esse título internacional para o meu país. Todas as companheiras de seleção fazem parte dessa vitória. Aproveito para dedicar o título para meu filho Keven, de apenas um ano, e agradecer a FAB e o incrível trabalho que vem sendo desenvolvido pela Confederação Brasileira de Ciclismo, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, no ciclismo feminino”, declarou Janildes.

Janildes havia assumido a camisa de líder na 5ª etapa, quando foi segunda colocada em um dia de alta montanha. Na ocasião, tinha apenas 1s de vantagem sobre a segunda colocada Lauren Stephens. Stephens, no entanto, acabou cruzando em um segundo pelotão, 7s após Janildes, não ameaçando o título da brasileira.

leiamais-cinza-novo
iconezinho  JANILDES FERNANDES ASSUME A LIDERANÇA DO TOUR DE SAN LUIS
iconezinho
  BRASILEIRA É 3ª COLOCADA NO CONTRARRELÓGIO INDIVIDUAL
iconezinho
  BRASILEIRA É SEGUNDA COLOCADA NA 3ª ETAPA
iconezinho
  BRITÂNICA VENCE MAIS UMA NA ARGENTINA
iconezinho
  BRASILEIRAS SUBIRAM NO PÓDIO NOS PRIMEIROS DIAS DE DISPUTA NA ARGENTINA

Também integrante da seleção brasileira, Ana Paula Polegatch ficou na 3ª colocação da classificação geral, 26s atrás de Janildes. Flávia Fernandes, que compete pela equipe italiana Ale Cipollini, terminou na 7ª colocação. Outras quatro ciclistas do Brasil terminaram entre as 30 primeiras.

A Seleção Brasileira também foi campeã por equipes, acumulando um total de 29h40min19s, 1min05 à frente da equipe argentina Xirayas de San Luis. Fechando as premiações Camila Ferreira (Seleção Brasileira) e Uenia Fernandes (Ale Cipollini) foram segunda e terceira colocadas, respectivamente, na classificação por montanhas.

“O Tour foi um verdadeiro teste para cardíaco. A emoção durou até os últimos metros da última etapa. Graças a união do grupo e a maturidade de todas as meninas conseguimos administrar muito bem a condição que tínhamos, terminando com essa vitória muito importante para o Brasil”, ressaltou Marco Barbosa, técnico da Seleção Brasileira Feminina de Ciclismo de Estrada na Argentina.

Uma curiosidade. Atual campeão do Tour de San Luis masculino e estrela mundial do ciclismo, Nairo Quintana participou da premiação. O colombiano da Movistar é uma das estrelas da edição deste ano, que começa no dia 19 e vai até o dia 25 de janeiro.