Grã-Bretanha é destaque do Mundial de Pista

Atualizado em 02 de maio de 2016
Mais em Ciclismo

Por Daniel Balsa

Em casa, a Grã-Bretanha foi o grande destaque do Mundial de Pista, disputado entre os dias 26 e 30 de março, na cidade inglesa de Manchester. Os britânicos terminaram a competição com dois recordes.

O primeiro deles foi alcançando na quinta-feira, 27 de março. O quarteto Ed Clancy, Geraint Thomas, Paul Maning e Bradley Wiggins quebrou o recorde mundial dos 4.000 metros durante a final da prova de perseguição por equipes, ao completarem o trajeto em 3min56s322, superando a Dinamarca na decisão.

O antigo recorde pertencia à Austrália, que havia registrado 3min56s610 nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. A equipe da Oceania, além de ter perdido a marca, teve de se contentar com a medalha de bronze em Manchester.

O segundo recorde britânico foi alcançado após a vitória de Mark Cavendish e Bradley Wiggins no Madison, disputado no sábado, dia 29. A dupla marcou 16 pontos na corrida de 50 quilômetros e alcançou a oitava medalha de ouro, recorde em uma edição da competição. Em 1999, a França havia conquistado sete títulos mundiais .

Ainda no sábado, a Grã-Bretanha ampliou ainda mais seu novo recorde, com a nona medalha de ouro, alcançada por Chris Hoy no keirin.

Por não ter participado de nenhuma etapa da Copa do Mundo de Pista, o Brasil não teve nenhum atleta classificado para a competição. Em decorrência disso, o país também não terá representantes nos Jogos Olímpicos de Pequim.