Gilbert vence nas Ardenas

Atualizado em 08 de agosto de 2016
Mais em Ciclismo

Philippe Gilbert sagrou-se neste domingo tricampeão da Amstel Gold Race (Holanda), prova de 250 km que pertence ao calendário Pro Tour e abre uma série de três corridas na região das Ardenas. O belga da BMC fez um ataque certeiro na última subida, em Cauberg, e cruzou com cinco segundos de vantagem sobre Jelle Vanendert (Lotto-Belisol). Simon Gerrans (Orica-GreenEdge) foi o terceiro. O brasileiro Murilo Fischer (FDJ) não completou a prova.

Com o título (também venceu em 2010 e 2011), o campeão mundial de 2012 torna-se o segundo maior vencedor da Amstel Gold Race atrás apenas do pentacampeão Jan Raas (Holanda). Na última semaa, Gilbert venceu a Brabantse Pijil

“Esta foi uma vitória emocionante para mim. Minha esposa e filhos estiveram aqui pela primeira vez em dois ano. Então a vitória foi algo que eu nunca esquecerei. Eu sonhei com isso”, declarou o ciclista de 31 anos.

O ataque do belga veio foi na base de Cauberg na quarta e última vez que passaram pelo circuito. Uma série de ciclistas como Vanendert e Gerrans ainda tentaram responder mas não conseguiram diminuir a vantagem antes da linha de chegada em Valkenburg. 

Mais duas provas completam as clássicas das Ardenas: a Fleche Wallone (23 de abril) e a Liège-Bastogne-Liège (27 de abril). Apenas Davide Rebellin (em 2004) e o próprio Gilbert (em 2011) vencerem as três corridas no mesmo ano.

Confira os 10 primeiros
1 – Philippe Gilbert (BEL) BMC 6h25min27s
2 – Jelle Vanendert (BEL) Lotto Belisol +5s
3 – Simon Gerrans (AUS) Orica GreenEdge +6s
4 – Alejandro Valverde Belmonte (ESP) Movistar +6s.
5 – Michal Kwiatkowski (POL) Omega Pharma-Quick-Step +6s
6 – Simon Geschke (ALE) Giant-Shimano +10s
7 – Bauke Mollema (HOL) Belkin +10s
8 – Enrico Gasparotto (ITA) Astana mt.
9 – Daniel Moreno Fernandez (ESP) Katusha mt
10 – Yukiya Arashiro (JAP) Europcar +12s