Flavio Cipriano conquista mais um bronze no Sul-Americano

Atualizado em 29 de abril de 2016
Mais em Ciclismo

No terceiro dias de competições no velódromo de Santiago, o Brasil conquistou seu terceiro bronze no ciclismo de pista dos Jogos Sul-Americanos. O responsável pelo feito foi Flavio Cipriano, medalhista na velocidade individual, cujas finais aconteceram na última quinta-feira.

Na velocidade individual, os ciclistas primeiramente disputam uma fase classificatória onde sozinhos pedalam 200 metros. Os mais bem classificados iniciam uma fase eliminatória onde duelos são realizados em séries de melhor de três baterias. Os vencedores passam para a fase seguinte.

Esta foi a segunda medalha de Flavio nos Jogos. Na terça-feira (11), o brasileiro de 24 anos já havia conquistado um bronze na velocidade por equipes. No total, o ciclismo já rendeu oito medalhas ao país nos Jogos Sul-Americanos.

Após classificar-se na fase eliminatória com o quarto melhor tempo, Flavio derrotou o compatriota Kacio Fonseca nas oitavas de final e o venezuelano Yhonny Araujo nas quartas. Kacio, por sua vez, ainda conseguiu alcançar as quartas após vencer a repescagem. Mas acabou sendo derrotado pelo venezuelano Hersony Canelson.

Na fase semifinal, Flavio caiu diante do colombiano Fabian Puerta, que posteriormente acabaria com a medalha de ouro. Na disputa pelo bronze, o brasileiro derrotou o surinamês Jair Tjon En Fa e garantiu o bronze. Hersony Canelson ficou com a prata.

Na outra final do dia com representes brasileiros, Wellyda dos Santos foi quarta e Gabriela Yumi a sétima no Keirin. 

Finalizando a participação verde e amarela, Gideoni Monteiro e Armando Camargo iniciaram a disputa do Omnium, disputa na qual os ciclistas somam pontos em diversas provas. Nesta quinta-feira houve três provas. Na volta lançada, Gideoni Monteiro foi 8º e Armando Camargo o 11º. Já na corrida por pontos, Gideoni foi 6º e Armando não iniciou. Finalizando, na prova de eliminação Gideoni foi o segundo. 

O programa do ciclismo de pista dos Jogos Sul-Americanos encerra-se nesta sexta-feira com o Keirin masculino e mais três provas do Omnium (Perseguição Individual, Scratch e o Km contra o relógio).