Fio de esperança

Atualizado em 02 de maio de 2016
Mais em Ciclismo

Por Leandro Bittar, do Rio de Janeiro

Quinta-feira, 19 de julho, foi o último dia das provas de pista. Depois de muitas confusões e decepções, este seria o dia com as maiores possibilidades brasileiras de um resultado positivo. O público sentiu isso e lotou o Velódromo do Rio de Janeiro, incluindo uma torcida organizada, e muito especial, pelo ciclista Rodrigo Mello, o Morcegão.

Ao contrário dos últimos dias, fez bem ao ego tupiniquim a participação brasileira, que empolgou a todos os presentes ao local e, pela primeira vez nesse Pan, brigou por uma medalha na modalidade. E não foi em só uma prova, mas sim em três.

Os próprios técnicos da seleção apontavam a prova por pontos feminino e a Madison como as chances reais de medalha verde-amarela. E elas não vieram por muito pouco.

Na prova por pontos feminina, Janildes começou muito bem, vencendo o primeiro sprint e manteve-se na briga até a última volta, quando se envolveu em um acidente espetacular, que a tirou da prova e pode comprometer seu desempenho na prova de estrada, sábado. Com tonturas, a brasileira foi levada ao hospital e não foi liberada antes do final das competições.

Depois da brasileira, restavam aos experientes Hernandes Quadri Júnior e Rodrigo Morcegão a esperança de medalha. Em uma modalidade pouco conhecida pelo público, os dois brigaram muito pela vitória e levantaram os espectadores, porém, após uma recuperação surpreendente da dupla venezuelana – um dos ciclistas havia caído bem no começo da prova – os brasileiros não conseguiram se manter na mesma volta dos líderes, por fim, caíram da quarta para a sexta colocação.

O público nem sentiu muito o resultado e aplaudiu muito o desempenho dos dois bravos ciclistas. Na platéia, familiares de Rodrigo Morcegão aproveitaram para tirar várias fotos com o ciclista.

Um tapa na descrença
Sem dúvida, a maior polêmica desta seleção de pista foi a convocação do ciclista Davi Romeo, filho do treinador, Adir. Para muitos, o jovem ciclista não tinha condições de representar a seleção neste momento e muitos atletas estariam em condições melhores. A resposta do treinador foi a possibilidade de investir em um jovem de potencial, que ganharia experiência e motivação para as provas futuras.

Surpreendente então o desempenho do jovem Davi, que ganhou notoriedade também pelos cabelos pintados de rosa e as inúmeras tatuagens. Ele conquistou o melhor resultado da delegação brasileira, um quarto lugar. E olha que poderia ter sido mais. O ciclista esteve muito bem na prova e não fosse um movimento questionável do competidor colombiano, teria ainda mais condições na briga por uma medalha. Irritado, Adir Romeo anunciou que entraria com recurso para nova disputa. Algo que ainda não aconteceu.

Apoio incondicional
O presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo, José Luis Vasconcellos afirmou que está plenamente satisfeito com o desempenho brasileiro nas provas de pista e que apóia todas as decisões tomadas pelo treinador, Adir Romeo. Segundo Vasconcellos, ele deu a liberdade ao treinador para que fossem tomadas as decisões necessárias. Vasconcellos esperava uma medalha nesta quinta-feira, no Madison, mas disse que derrotas acontecem no esporte. Sobre a continuidade do projeto, ele acena com a permanência de Adir no comando ou com a chegada de um conjunto técnico estrangeiro, possivelmente cubano. É esperar para ver.

Curtas do Pan
A maior parte do público não entende o formato das provas, o que mostra que a evolução da modalidade depende também do aumento da sua exposição. O comentário geral era de que quando começavam a entender, a disputa terminou. Gostar, sem dúvida, eles gostaram.

Milton Wynants, o uruguaio campeão da prova de estrada nos últimos Jogos Pan-americanos, terá o apoio de apenas um atleta do seu país na disputa pelo bicampeonato. Os principais concorrentes estarão em grupos de quatro ciclistas Apesar dos ginásios cheios, o clima de Pan não domina a cidade do Rio de Janeiro, muito menos a população carioca. Restaurantes, comerciantes e taxistas do local afirmam que o impacto é mínimo e que o número de turistas é semelhante a outras épocas do ano.

Faltam dois dias para as provas de estrada, nas quais são esperadas medalhas brasileiras tanto no masculino quanto no feminino.