Estrangeiros dominam na pista do Pan

Atualizado em 02 de maio de 2016
Mais em Ciclismo

POR FERNANDO MELLO e LEANDRO BITTAR

No primeiro dia de disputas no velódromo de Caieiras (SP), os estrangeiros dominaram as provas de pista do Campeonato Pan-Americano de ciclismo. Nas disputas da quinta-feira, canadenses, argentinos, cubanos e colombianos foram os que mais de destacaram no pódio. Para os brasileiros, o primeiro dia de pista mostrou que o país ainda precisa de rodagem para fazer frente aos gringos.

Após as eliminatórias do Keirin e da Perseguição Individual, pela manhã, os ciclistas voltaram para a disputa das primeiras medalhas na modalidade de pista, à tarde. Apesar do esforço dos brasileiros, que obtiveram boas marcas pessoais, os primeiros lugares ficaram com atletas estrangeiros.

A primeira medalha de ouro ficou com a cubana Lizandra Guerra, no Keirin feminino. Ela confirmou o favoritismo, conquistado com um bronze no Mundial da França, na modalidade 500 metros. Guerra superou a venezuelana Angie Gonzalez e a colombiana Diana Garcia. No Keirin masculino, ao contrário, o resultado foi surpreendente. O próprio argentino Leandro Botasso se espantou com a vitória, em sua estréia em Pan-Americanos.

Outra vitória cubana aconteceu no Scratch feminino. Yumari Gonzalez mostrou porque é uma das grandes ciclistas para os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007. Foi o segundo ouro de Gonzalez no Pan, já que ela também foi a melhor na prova de Estrada, em Indaiatuba.

Na Perseguição Individual masculina, dobradinha cubana, com Carlos Alzate e Jairo Perez. Já na disputa de Quilômetro Contra-Relógio masculino, o canadense Cam Mackinnon levou a primeira medalha de ouro para o país. O ciclista de apenas 21 anos elogiou a estrutura da pista de Caieiras.

Depois das provas de quinta, o Brasil segue na liderança do quadro de medalhas. Com três ouros, três pratas e dois bronzes, o país supera Cuba, também com três medalhas de ouro, mas apenas duas de prata. Em terceiro lugar, a Colômbia tem dois ouros, uma prata e um bronze. Na seqüência, estão Canadá, Estados Unidos, Argentina, Venezuela e Jamaica.

As provas de pista continuam nesta sexta-feira. Haverá provas de classificação de Velocidade, além de finais nas categorias Perseguição por Equipes masculino, Perseguição Individual feminino e Scratch Masculino.