Equipe afasta colombiano

Atualizado em 08 de agosto de 2016
Mais em Ciclismo

A Sky anunciou o afastamento de Sergio Henao da equipe por no mínimo oito semanas após testes antidoping do colombiano apresentarem resultados questionáveis. O time britânico ainda ressaltou que a decisão faz parte do seu compromisso no combate ao doping. 

"Em nosso teste mensal, especialistas apontaram dúvidas sobre os testes de Sergio (Henao) na altitude. Nós precisamos entender melhor essa leitura", disse Dave Brailsford chefe da equipe britânica.

Os resultados referem-se a exames feitos em outubro de 2013, quando Henao esteve na Colômbia realizando testes fora de competição da UCI. Agora o ciclista irá retornar ao país sul-americano para ser submetido a novos estudos e constatar se o treino em altitude provocou mudanças fisiológicas no atleta. A Sky teme que os dados apresentados gerem conclusões precipitadas.

Henao é natural de Rionegro, cidade que fica a mais de 2.000 metros de altitude. A Sky informou que irá enviar um especialista para acompanhar as mudanças fisiológicas do ciclista e entender o resultado do exame.

"Sergio cresceu nas montanhas, retorna para lá todo o inverno e vive e treina em diferentes níveis (de altitude). Nós pesquisamos o máximo que pudemos sobre os efeitos disso, mas nosso entendimento é limitado sobre isso por não haver muitos estudos científicos nos 'nativos das altitudes' como Sergio", declarou Brailsford.

"Nós estamos realizando pesquisas científicas independentes para melhor entender os efeitos de um longo período na altitude após retornar de locais ao nível do mar, especialmente nos nativos".

Em nota curta a UCI disse que apoia o monitoramento das equipes sobre os atletas.

Em 2014 Sergio Henao estreou no Tour de Omã terminando na sétima posição. Com 27 anos, o colombiano foi o líder do time na última Vuelta a España.