Em casa, Evans se despede do ciclismo

Atualizado em 05 de agosto de 2016
Mais em Ciclismo

Um dos grandes ciclistas da história da Austrália, Cadel Evans deu seu adeus definitivo ao esporte neste domingo (01), em seu país aos 37 anos. O atleta da BMC foi a principal estrela da primeira edição do Cadel Evans Great Ocean Road Race, prova do calendário da UCI Oceania Tour que é seu último grande legado ao ciclismo australiano. Evans, além de batizar a corrida, uma clássica australiana de 174 km, ajudou na organização e na elaboração do trajeto.

Mas muito mais do que uma prova, Cadel Evans deixa como legado a certeza de que é possível vencer de maneira correta em 20 anos no ciclismo. Um dos últimos remanescentes da “Era Armstrong”, o australiano jamais teve seu nome envolvido em qualquer polêmica que envolvesse doping.

leiamais-cinza-novo
iconezinho  EVANS TERÁ BICICLETA ESPECIAL PARA SUA DESPEDIDA DO CICLISMO
iconezinho
  ÚLTIMO TOUR DOWN UNDER DE EVANS APRESENTA ‘SUCESSOR’ DO AUSTRALIANO

Um grande exemplo pôde ser visto no Tour de France 2005, ano em que competiu pela primeira vez na grande volta francesa, terminando na oitava colocação. Dos dez primeiros colocados, Evans é o único que jamais foi acusado ou punido por doping.

E talvez os seguidos casos de doping que tanto atormentaram o ciclismo o fizeram vencer menos títulos do que seria capaz. Mesmo assim se aposenta com um currículo que inclui um Campeonato Mundial, em 2009, e um Tour de France, em 2011, sendo o único campeão da principal competição do ciclismo que veio do hemisfério sul. E tudo isso após fazer carreira no MTB, o que o torna ainda mais especial.

Em sua despedida, Evans foi 5º na prova que leva seu nome, fechando no mesmo tempo do campeão Gianni Meersman (Etixx-Quick Step).

Top 10
1. Gianni Meersman (Bel) Etixx-Quick Step – 4h15min22s
2. Simon Clarke (Aus) Orica-GreenEdge mt
3. Nathan Hass (Aus) Cannondale-Garmin mt
4. Luke Rowe (Gbr) Sky mt
5. Cadel Evans (Aus) BMC mt
6. Giampaolo Caruso (Ita) Katusha mt
7. Moreo Moser (Ita) Cannondale-Garmni mt
8. Danilo Wyss (Sui) BMC mt
9. Pete Kennaugh (Gbr) Sky +7s
10. Heirich Haussler (Aus) IAM Cycling +9s

video-cinza

https://www.youtube.com/watch?v=hK5z8ujtLTE