Domínio australiano na despedida de Evans

Atualizado em 05 de agosto de 2016

Na principal competição de ciclismo do país, a Austrália viu, ao mesmo tempo, a despedida de um ídolo e o possível surgimento de seu substituto. Finalizado no último domingo (25), o Tour Down Under 2015, primeira prova do calendário Pro Tour, teve um pódio 100% australiano com ciclistas em diferentes fases de suas carreiras.

Aos 24 anos, Rohan Dennis conquistou seu principal título da carreira. O ciclista da BMC assumiu a liderança da competição na 3ª etapa, quando venceu muito graças à ajuda de seu companheiro de equipe Cadel Evans, lenda do ciclismo australiano que irá se aposentar em fevereiro. Com isso, Dennis é o primeiro líder do ranking Pro Tour. Lembrando que no dia 8 de fevereiro, Dennis tentará quebrar o recorde da Hora na Suíça.

leiamais-cinza-novo
iconezinho  DANIEL DÍAZ É BICAMPEÃO DO TOUR DE SAN LUIS

Já Evans, em seu último Tour Down Under da carreira, fechou a prova na 3ª colocação, a 20s de Dennis. O australiano de 37 anos, campeão do Tour de France 2011, despede-se do Pro Tour sem conquistar a prova mais importante de seu país – seu melhor resultado foi a segunda colocação em 2014. No dia 2 de fevereiro Evans se aposentará do ciclismo profissional no Cadel Evans Great Ocean Road Race, prova de um dia que estreia este ano e a qual o ciclista é o embaixador.

E o título de Dennis por pouco não vai para outro australiano. Figura importante na Sky, Richie Porte por pouco não roubou a camisa de líder na 5ª etapa, quando venceu a etapa e ficou a 2s de Dennis. Aos 29 anos, o ciclista da Tasmania é mais lembrado por ser o super-gregário de Chris Froome e por ter poucas chances nas grandes voltas. No entanto, é esperado que em 2015 ele lidere a equipe no Giro d’Italia.

Classificação final Tour Down Under
1. Rohan Dennis (Aus) BMC – 19h15min18s
2. Richie Porte (Aus) Sky +2s
3. Cadel Evans (Aus) BMC +20s
4. Tom Dumoulin (Hol) Giant-Alpecin +22s
5. Rubén Fernández (Esp) Movistar +24s
6. Domenico Pozzovivo (Ita) Ag2r +31s
7. Daryl Impey (AFS) Orica-GreenEdge +35s
8. Gorka Izaguirre (Esp) Movistar +52s
9. Jarlinson Pantano (Col) IAM Cycling +53s
10. George Bennett (Nzl) LottoNL-Jumbo +57s

Vencedores das etapas
1ª etapa – Jack Bobridge (Aus) UniSA-Australia
2ª etapa – Juan Jose Lobato (Esp) Movistar
3ª etapa – Rohan Dennis (Aus) BMC
4ª etapa – Steele Von Hoff (Aus) UniSA-Australia
5ª etapa – Richie Porte (Aus) Sky
6ª etapa – Wouter Wippert (Hol) Drapac

Foto: Graham Watson