Dobradinha brasileira no Parapan

Atualizado em 02 de maio de 2016
Mais em Ciclismo

Por Fernando Bittencourt

Os paraciclistas João Schwindt e Soelito Gohr brilharam em Guadalajara, no México, nesta quarta-feira (16) e conquistaram a medalha de ouro e prata, respectivamente, na prova de perseguição individual. A prova, válida pela categoria C (C4-C5) e foi a última realizada no velódromo Parapan-Americano.

A dobradinha foi conquistada na prova de 4 quilômetros, onde João Schwindt sagrou-se campeão, com o tempo de 4min47s956 e Soelito Gohr buscou a segunda colocação, com o tempo de 4min53s343. O colombiano Diego Dueñas, por sua vez, ficou com o bronze, após vencer a disputa de 3º lugar da prova em 4min48s893.

Toda a superioridade dos brasileiros perante seus adversários foi exibida ainda na etapa classificatória da prova, onde conquistaram os dois primeiros lugares, se classificando para a etapa final e já garantindo duas medalhas para o Brasil.

As brasileiras da categoria “B” – destinada a atletas com deficiência visual que competem com uma bicicleta tandem -, Nelma Raizer (piloto-guia) e Marleide Silva (para-atleta) finalizaram a prova de contrarrelógio na quarta colocação, após percorrerem o trajeto de 1 quilômetro, com o tempo de 1min29s651. O ouro foi para Robbi Weldon e Marie Molnar, do Canadá, a prata ficou com Karissa Whitsell e Lisa Turnbull, dos Estados Unidos e o bronze ficou nas mãos de Lidia Britos e Alejandra Alliegro, da Argentina.

O Brasil competirá a prova de estrada no próximo dia 19 e novamente terá grandes chances de medalha com a dupla formada por Soelito Gohr – bicampeão mundial de estrada na Itália e no Canadá (2009 e 2010) – e João Schwindt – prata no Mundial da Dinamarca (2011) e ouro na Copa do Mundo no Canadá (2011).