Conheça o mundo de forma diferente

Atualizado em 03 de agosto de 2016
Mais em Ciclismo

 Unir viagens com esportes, porém, com toda a infra-estrutura necessária para que as férias realmente mereçam esse nome. Este segmento do turismo no Brasil ainda é pouco explorado, mas vem conquistando cada vez mais adeptos e, com isso, mais empreendedores dispostos a organizar passeios que unam os dois prazeres. E há opções para todo tipo de viajante, dos que procuram mais aventura e até treino aos que não abrem mão de conforto e mais sofisticação.

Para este último grupo, a AuroraEco se apresenta como a única operadora brasileira a seguir à risca o conceito das chamadas viagens ativas, que se diferenciam das viagens de aventura por acrescentar à programação esportiva o requinte de uma viagem de alto padrão. Inspirada no modelo das empresas canadense e norte-americana Butterfield & Robinson (B&R) e Backroads, os diretores selecionaram roteiros levando em conta fatores como beleza e luxo.

Os viajantes não precisam necessariamente ser atletas, há opções de programas com atividades de nível fácil ao avançado, envolvendo ciclismo e trekking. Um exemplo do -roteiro ativo- é o que reúne pedaladas e degustação de vinhos pelas Serras Gaúchas. De bike, o visitante poderá conhecer os famosos cânions da região dos Aparados da Serra e também degustar os vinhos das melhores vinícolas do País. Há outros destinos na agência que podem ser conhecidos sob duas rodas, como o Uruguai, Argentina, e Chile. “A faixa etária dos turistas fica entre 40 e 65 anos. São pessoas bastante exigentes em relação ao conforto”, conta o sócio-diretor da AuroraEco, Roberto Bitelman.

Dentro deste mercado de viagens com esporte, as opções pela bicicleta parecem ser mais numerosas. A Bike Expedition criou roteiros de cicloturismo exclusivos, que também aliam esporte com cultura, gastronomia e passeios por regiões deslumbrantes, principalmente em destinos na Europa.

A Bike Expedition foi idealizada pelo francês radicado no Brasil há três décadas Rodrigo Taddei, um apaixonado por esportes que queria criar roteiros para que seus amigos pudessem passear de bicicleta pela Europa, especialmente pela França.

Um dos roteiros mais procurados da agência é o da região da Provence, no sul da França, com um total de 450 km. Para os ciclistas mais experientes o programa contempla pedaladas pelos Pirineus, um dos pontos de maior interesse no Tour de France, e que para muitos é um dos momentos mais emocionantes da viagem. Para os menos preparados há a opção de pegar carona com uma van de apoio até o topo da montanha.

Outro nicho são as viagens organizadas por esportistas ou treinadores. Muito conhecidos no meio ciclístico, eles preparam viagens um pouco mais técnicas, digamos assim, mas não menos interessantes. Um exemplo é o roteiro de cicloturismo que Celso Anderson, da Anderson Bicicletas, está organizando para novembro. A viagem é uma travessia dos Andes, entre o Chile e a Argentina, e o esquema será semelhante aos tradicionais training camps que organiza aqui no Brasil, como os realizados este ano com os ciclistas Luciano Pagliarini e Murilo Fischer.

O percurso total da aventura sobre duas rodas é de 390 km. A viagem de bike deve durar quatro dias e começa no Chile, na capital Santiago, seguindo até o coração da Cordilheira Chilena e depois Argentina, na antiga rota de tropeiros que cruzavam sobre cavalos os dois países. A viagem segue ainda até a cidade argentina de Mendonza, -aos pés- do Monte Aconcágua. O caminho de volta para Santiago é feito de ônibus.

Para pegar gosto pelas viagens com esporte e até mesmo treinar, nada melhor do que ter oportunidade de fazer vários passeios. Se os destinos internacionais precisam ser planejados com mais tempo, uma excelente opção é viajar pelos belíssimos recantos ao redor de “casa”. A LOBOBIKER, empresa de cicloturismo, organiza tours de bike voltados para acompanhar grandes provas ciclísticas do País, como a Volta Internacional de São Paulo, a exemplo do que acontece na Europa no período dos famosos Tour de France e Giro D’Itália.

A LOBOBIKER oferece ainda outras viagens temáticas, são cerca de 45 destinos para serem conhecidos de bicicleta, com tours de estrada, mountain bike e roteiros de um dia para treinos.

Conheça mais sobre esses roteiros e outras opções de viagens com esporte.
AuroraEcowww.auroraeco.com.br
Bike Expeditionwww.bikeexpedition.com.br
Anderson Bicicletaswww.andersonbicicletas.com.br
LOBOBIKERwww.lobobiker.com.br