Com europeus favoritos, Colômbia recebe Mundial de Pista

Atualizado em 02 de maio de 2016
Mais em Ciclismo

Principal potência do ciclismo na América do Sul, a Colômbia sedia a partir desta quarta-feira (26) o Mundial de Ciclismo de Pista, evento que ocorre até o próximo domingo (2) em Calí, segunda maior cidade do país. 

Esta será a terceira vez que o evento vem para a América do Sul. San Cristóbal (Venezuela), em 1977, e Bogotá (Colômbia), em 1995, foram as outras cidades sul-americanas que receberam a competição.

O Mundial acontecerá no velódromo Alcides Nieto Patiño, inaugurado em 1971 para receber os Jogos Panamericanos daquele ano. Em 2007 o local passou por uma ampla reforma com a troca da madeira da pista, a colocação de cadeiras na arquibancada além da reforma de diversas salas destinadas às delegações, imprensa e cronometragem. Apesar disto, o ginásio em que está localizado o velódromo não é totalmente coberto. Com isto, o vento e a chuva forte que caiu em Calí nos últimos dias chegou a prejudicar a pista.

O país a ser batido será novamente a Grã-Bretanha, dona de cinco ouros no Mundial de 2013 em Minsk (Bielorrússia). Outros destaques serão os franceses, australianos e alemães. Dezenove eventos farão parte do programa (10 masculinos e 9 femininos).

Em intercâmbio na Suíça desde setembro do ano passado, a equipe brasileira de ciclismo de pista não terá representantes no Mundial.