Ciclismo nacional!

Atualizado em 03 de agosto de 2016
Mais em Ciclismo

Como tema de minha primeira coluna para o site ativo.com escolhi falar e elogiar o nosso ciclismo brasileiro.

Já se foram 7 anos de Europa desde meu bom tempo de ciclismo de estrada no Brasil, mais de 450 provas por aqui em 6 temporadas de muito aprendizado entre os anos de 93 a 99. Hoje, com experiência profissional e infinitos quilômetros rodados no circuito mundial, não escondo o entusiasmo e orgulho pelo esporte que tanto me deu!

O ciclismo tem crescido muito, no geral as coisas tem melhorado e passo a passo esse esporte está conquistando respeito e espaço, tanto aqui quanto no exterior. Muitos trabalhos positivos estão ajudando todo o sistema.

Nos ultimos anos a CBC se organizou e criou estruturas para criar vários projetos de intercâmbio, mandando atletas para centros de treinamentos no exterior, investindo na formação de técnicos internacionais, criando provas de alto nível e trazendo equipes estrangeiras para competir por aqui.

Isso tudo reflete claramente na melhoria de todo o sistema nacional de ciclismo, basta olhar para as equipes e perceber o quanto estão se organizando, algumas já têm estrutura tão boas como as equipes internacionais, as disputas das provas estão equilibradas e novos talentos estão surgindo.

O Brasil esteve presente nas Olimpíadas de Atenas com 6 atletas, no mundial de Madri éramos em 12 no total, fechamos o ano de 2005 como campeões do UCI America Tour, sendo o melhor país das américas, são dados muito importantes e a prova de que o Brasil está realmente ganhando um espaço jamais obtido antes!

Acredito muito no ciclismo nacional, tenho grande orgulho por essa nação, somos um país muito grande e temos tudo para melhorar ainda mais e conseguir aumentar nosso potencial no ciclismo mundial!

Pedala Brasil!!