Ciclismo brasileiro fecha Sul-Americano com 11 medalhas

Atualizado em 08 de agosto de 2016
Mais em Ciclismo

O ciclismo brasileiro encerrou sua participação nos Jogos Sul-Americanos de Santiago com 11 medalhas conquistadas. As últimas vieram na prova de mountain-bike, disputada no último sábado (15), com Henrique Avancini (ouro), Rubens Donizete (prata) e Raíza Goulão (prata).

As disputas do MTB começaram com as mulheres. Além de Raíza Goulão, Isabella Lacerda também representou o Brasil. E com uma largada forte, Isabella assumiu a liderança na primeira volta. Mas a brasileira sofreu uma queda e caiu para a segunda posição. E quando estava se recuperando, voltou a ser surpreendida, desta vez om um pneu furado. Isabella terminou na sexta posição.

Melhor sorte teve Raíza (22 anos), que estreou na categoria Elite. Apesar de também sofrer uma queda, que comprometeu seu equipamento, conseguiu alcançar as posições perdidas fechando os 21 km com o tempo de 1h29min05s. O ouro foi para a argentina Maria Apaza (1h26min22s) e o bronze para a colombiana Angela Parra (1h29min26s).

Dobradinha no masculino

Entre os homens 100% de aproveitamento para o Brasil. Trabalhando bem em equipe, Henrique Avancini e Rubens Donizete foram volta a volta eliminando os adversários garantindo a dobradinha verde e amarela.

Na primeira volta, a dupla fechou na 4ª e 5ª posições. Mas já na segunda volta começou a recuperação dos brasileiros. Sempre trabalhando em equipes, eles se revezavam nos ataques. Ao final da terceira volta, alcançaram o então líder Catriel Soto (Argentina).

O primeiro a atacar foi Rubens Donizete, que chegou a abrir certa distância. Avancini veio na sequência e a dupla passou a revezar-se para consolidar a liderança. A decisão do ouro veio só na última volta quando Donizete sentiu câimbras e não acompanhou o ritmo de Avancini em uma subida.

No final, ouro para Avancini após 1h24min37s, seguido de Rubens Donizete (+14s) e Catriel Soto (+36s).

"Estou feliz demais com o ouro. Principalmente por conquistarmos o ouro e a prata. Agora com esses resultados, teremos ainda mais condições de ajudar a CBC buscar mais recursos e introduzir o MTB brasileiro como um forte adversário no circuito mundial", declarou o campeão de apenas 24 anos.

A prova de estrada fechou a programação do ciclismo nos Jogos Sul-Americanos. O Brasil não conquistou medalhas.

Confira as medalhas do ciclismo nos Jogos Sul-Americanos

Time Trial masculino – Medalha de prata (Renato Rezende);

BMX masculino – Medalha de ouro (Renato Rezende).

Contrarrelógio feminino – Medalha de ouro (Fernanda Souza);

Contrarrelógio feminino – Medalha de bronze (Clemilda Fernandes);

Contrarrelógio masculino – Medalha de ouro (Murilo Ferraz).

MTB masculino – Medalha de ouro (Henrique Avancini);

MTB masculino – Medalha de prata (Rubens Donizete);

MTB feminino – Medalha de prata (Raiza Goulão).

Velocidade por equipes masculina – Medalha de bronze (Flávio Cirpiano, Diefferson Borges e Kacio Freitas);

Velocidade por equipes feminina – Medalha de bronze (Wellyda Rodrigues e Gabriela Yumi);

Velocidade Individual – Medalha de bronze (Flávio Cipriano)